19/10/2022 - 16:55
Nem só de futebol é feita uma Copa do Mundo. A música geralmente desempenha um papel importante, com algumas canções compostas para o evento alcançando considerável sucesso e fama – como no caso de “Waka Waka (This Time for Africa)”, da cantora Shakira, música oficial da Copa do Mundo de 2010 e até hoje lembrada pelos fãs.
Este ano o evento ocorre no Catar, país mais conservador e primeiro árabe a receber a competição.
+ Jota desfalcará Portugal na Copa do Mundo por lesão, diz Klopp
+ Messi aponta França e Brasil como favoritos para vencer a Copa do Mundo
Ainda assim, a trilha sonora lançada para esta edição tem ritmos que podem ser considerados modernos e parecidos com os de outros anos, com mensagens inspiradoras nas letras, ritmo mais upbeat e o uso do inglês ou espanhol para alcançar o maior número de pessoas possíveis.
Um exemplo é a música Hayya Hayya (Better Together), que faz parte da trilha sonora oficial do evento.
Para aproveitar a popularidade do evento e o turismo intenso, durante a Copa do Mundo 2022, o pequeno país do Oriente Médio será palco de shows de cerca de cem grandes artistas internacionais.
Já estão confirmados Post Malone, Gims, Julian Marley and The Uprising, Maroon 5, Black Eyed Peas, Miami Band, David Guetta, Alok, Major Lazer, dentre outros.
Boa parte da organização dos festivais ficará a cargo de uma das principais companhias do país, a estatal de aviação Qatar Airways, além do departamento de turismo.
Quatro festivais
Serão ao menos quatro festivais que ocorrerão de forma simultânea ao evento esportivo.
O destaque fica para o World Stage, com vários artistas consagrados de diversos gêneros distintos. Além dos artistas já citados acima, outra atração é o cantor Enrique Iglesias.
Os outros festivais, que pretendem atrair milhares de fãs, são o Arcadia, que ocorre entre 19 de novembro e 18 de dezembro e terá capacidade para receber 25 mil pessoas por dia e terá foco em música eletrônica. Confira o lineup completo do Arcadia neste site.
O Daydream Festival Qatar ocorre entre 22 de novembro e 18 de dezembro no Doha Golf Club com um line-up lotado de DJs, com um foco mais na EDM.
O line-up do Daydream é formado por: Armin van Buuren, Tiësto, Alesso, Dimitri Vegas & Like Mike, Alok, Major Lazer Soundsystem, Nicky Romero, Ferry Corsten e outros.
Por fim, o festival Aravia também aposta alto e terá um lineup com diversos artistas consagrados e muitas apostas em outros nomes menos conhecidos.
O evento irá ocorrer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
O lineup do Aravia é o seguinte: Acraze, Adam, Afrojack, Against Celebrities, Amr Diab, Anmarz, Axwell, Ayed, Benny Benassi, Biirdperson, BKR, Calvin Harris, Cosmicat, DaBaby, Dabous, David Guetta, Deus Deserto, Dish Dash, DJ Leen, DJ Sharkk, El Fuego, Fatboy Slim, Fedde Le Grand, Gooner, Gordo, Hamaki, Hardwell, Jeanna, Jorja Smith, Laymoon, Leen, Lost Frequencies, Loush, Malaa, Malkin B2B Emad, Morten, Nomad, Otto Knows, R3HAB, Rae Sremmurd, Ross BD, Scooter, Sebastian Ingrosso, Shaolin, SHEIQ, Sin Tek, Sokkary, Sound of YAZ, Steve Aoki, The Engineers, Tinie Tempah, Tyga, Usif, Vegie, Vinyl Mode, and Zouhair Bahaoui
Número de potenciais frequentadores
Apesar da ambição que representa realizar vários festivais música praticamente simultâneos na mesma cidade, o otimismo e a aposta dos produtores do evento têm uma boa justificativa.
De acordo com a Fifa, cerca de 1,2 milhão de torcedores passarão por Doha, a capital do Catar, durante a Copa do Mundo.