Pais e cuidadores não devem usar travesseiros com formato de cabeça infantil destinados a mudar o formato da cabeça de uma criança ou que alegam tratar uma condição médica, disse a Food and Drug Administration, equivalente à ANVISA nos EUA.

“O uso de travesseiros que modelam a cabeça pode criar um ambiente de sono inseguro para bebês e pode contribuir para o risco de asfixia e morte”, disse a FDA em um comunicado à imprensa.

+ Saúde: Vacina da covid para crianças de 6 meses a 2 anos chega na próxima semana

A declaração da agência esclarece que os travesseiros, criados com um “recorte ou buraco no centro” para embalar a cabeça de uma criança enquanto ela dorme de costas, não são aprovados. “A FDA não tem conhecimento de nenhum benefício demonstrado com o uso de travesseiros de modelagem de cabeça infantil para qualquer finalidade médica”. “O uso de travesseiros que modelam a cabeça pode criar um ambiente de sono inseguro para bebês e pode contribuir para o risco de asfixia e morte.”

Travesseiros com formato de cabeça infantil destinam-se a tratar ou prevenir a síndrome da cabeça chata, ou plagiocefalia, um problema comum para bebês porque eles passam muito tempo dormindo de costas, diz o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido .

O comunicado de imprensa da FDA explica que a síndrome da cabeça chata geralmente desaparece sozinha, não é dolorosa para os bebês e não causa nenhuma preocupação no desenvolvimento.

“Se você possui um travesseiro para modelar a cabeça de um bebê, jogue-o fora; não doe ou dê a ninguém”, disse a agência.

A FDA aconselha os profissionais de saúde a promover a conscientização sobre ambientes seguros para dormir e educar os pacientes sobre opções seguras de tratamento para a síndrome da cabeça chata.

Se os pais notarem um formato incomum da cabeça em bebês, eles devem procurar aconselhamento de seu médico. Capacetes, bandanas e bonés são opções aprovadas pela FDA que os profissionais de saúde podem oferecer para tratar a síndrome da cabeça chata.

De acordo com a FDA, o uso de travesseiros para moldar a cabeça do bebê pode atrasar a avaliação e o tratamento necessários – não apenas para a síndrome da cabeça chata, mas também para condições mais graves, como craniossinostose, onde os ossos do crânio de um bebê em desenvolvimento se unem muito cedo.

Almofadas de modelagem de cabeça infantil são facilmente disponíveis e encontradas em muitos dos principais varejistas infantis.

“A Morte Súbita Infantil Inesperada (SUID), que inclui a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS), é a principal causa de morte por lesão na infância”, disse a Academia Americana de Pediatria em seu site . “O sono é um grande desafio para famílias com bebês, mas seguir as recomendações de sono seguro pode evitar muitas fatalidades por SUID.”

Para criar um ambiente de sono seguro, os bebês devem dormir de costas em um cobertor vestível em uma superfície firme e nivelada, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde . Não deve haver brinquedos, cobertores ou outros itens em sua área de dormir.