Não faz nem 11 meses que a startup espanhola Factorial desembarcou no Brasil e o País já se tornou um dos seus principais mercados globais. Especializada em sistemas para administrar a área de Recursos Humanos (RH) para pequenas e médias empresas, a satartup acabou de se tornar uma unicórnio, com valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão. Para isso, contou com a ajuda extra do mercado brasileiro. Agora, boa parte dos US$ 120 milhões captados em sua terceira rodada de investimentos virão para o País.
Segundo o diretor da Factorial Brasil, Latam e Estados Unidos, Renan Conde, o resultado no Brasil vem surpreendendo. A expansão para cá se deu a partir do México, em janeiro deste ano. Eram apenas cinco pessoas trabalhando. O crescimento foi tão rápido que agora já são 90 funcionários, o equivalente a 10% do quadro mundial, segundo Conde. Até o 2023, serão 160 pessoas no País. “Precisamos de gente porque a solução, que é completamente on-line, vem sendo muito bem aceita e já crescemos 1000%. O que aconteceu aqui nunca foi visto em parte alguma do mundo”.
A startup faz parte do grupo Atomico, especializado em investimentos e com mais de US$ 5 bilhões sob gestão. Também entraram no round os fundos GIC, Tiger Global, CRV, K-Fund e Creandum. A empresa foi criada em Barcelona, em 2016, por Jordi Romero, Bernat Farrero e Pau Ramon, três empresários com experiência no desenvolvimento de software de produtividade. E a partir de 2019 o negócio deslanchou, diante das rápidas mudanças no mercado de trabalho e da adesão massiva de novas tecnologias, multiplicando as receitas.
O propulsor para a internacionalização foi um cheque de R$ 410 milhões, assinado pela Tiger Global há um ano. Esse aporte permite à empresa ser bastante agressiva no marketing, especialmente nas redes sociais, onde boa parte das pequenas e médias empresas tentam deslanchar e fazer seus produtos aparecer. Seguindo a estratégia global, todo o processo de venda é on-line, o que inclui toda a demonstração e instalação do produto. O pequeno empresário pode controlar tudo na palma da mão, como um banco digital.
De acordo com o gerente de marketing de desempenho da Factorial, Natan Garcia, a mobilidade, inclusive, vem sendo um dos pontos fortes na hora da venda, especialmente depois da pandemia, quando muitas empresas mantêm seus funcionários contratados e trabalhando remotamente. “Por isso, a divisão Brasil vem ganhando tanto espaço e hoje é tão importante quanto a Espanha. Nosso objetivo agora é crescer aqui até mais do que lá”, disse.