30/11/2022 - 16:58
A plataforma de moda Business of Fashion (BoF) resolveu retirar a homenagem que faria ao diretor criativo da grife espanhola Balenciaga, Demna Gvasalia, por conta de uma polêmica de abuso infantil na campanha publicitária da empresa.
O prêmio Global Voices Award seria entregue ao executivo pela sua importância no mercado da moda nesta terça-feira (29), mas foi cancelado. A BoF, no entanto, reforçou o convite para que a empresa comparecesse ao evento para dar explicações ao público, mas declarou que a marca não aceitou o convite.
+É “improvável” que Trump seja presidente depois de se reunir com supremacista, diz líder republicano
“Desde sua concepção, o [evento] ‘BoF Voices’ tem sido uma plataforma para importantes, honestas e, às vezes, desconfortáveis conversas que ajudaram a abordar de frente problemas-chave na indústria de moda. No início do ano, convidamos o diretor criativo da Balenciaga, Demna, ao ‘BoF Voices’ para receber nosso Global Voices Awards de 2022. No BoF, nós mantemos a segurança de crianças como a mais alta prioridade. E, como muitos, estamos procurando a verdade sobre como crianças apareceram em uma campanha com produtos inspirados no BDSM nas imagens da recente campanha da Balenciaga, que são totalmente inconsistentes com os nossos valores. Como resultado, decidimos não entregar a Demna o Global Voices Award este ano”, disse a plataforma na publicação.
Toda a polêmica com a marca começou após uma campanha publicitária que mostra fotos de crianças com ursinhos de pelúcia com apetrechos fetichistas de BDSM. A campanha foi acusada de fazer apologia ao abuso infantil. A empresa já tirou todas as fotos do ar.