15/12/2022 - 18:51
SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou estável nesta quinta-feira, em outra sessão volátil, em meio à forte queda das bolsas de Nova York, com a cena local marcada por dificuldades na tramitação das alterações na Lei das Estatais e da PEC da Transição no Congresso, além de declarações de autoridades do Banco Central.
B3 e Gerdau foram as maiores influências negativas, enquanto Petrobras e Banco do Brasil puxaram na ponta oposta.
O Ibovespa fechou com variação negativa de 0,01%, a 103.737,69 pontos. Na mínima, o índice caiu 0,71%, a 103.014,26 pontos, e na máxima subiu 1,67%, a 105.482,72 pontos. O volume financeiro somou 28,4 bilhões de reais.
O desempenho do Ibovespa foi melhor do que o das principais praças em Wall Street, após o Federal Reserve (Fed) na véspera sinalizar juros altos por mais tempo, o que inflou temores de recessão econômica. O S&P 500 caiu 2,5%.
“O mês de dezembro tem sido muito cruel com a nossa bolsa, então essa queda não é sustentável, é natural que haja correções”, disse Lucas Xavier, analista da Warren. No mês, o Ibovespa tem recuo de 7,8%.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avaliou nesta quinta-feira que não há consenso para levar temas como o projeto que altera a Lei das Estatais diretamente ao plenário da Casa, por isso pode ser encaminhado para análise prévia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O recesso parlamentar começa na próxima quinta-feira.
Notícias de percalços enfrentados pelo projeto de mudanças na Lei das Estatais, que passou na Câmara dos Deputados mais cedo nesta semana, circularam durante a sessão, impulsionando ações de empresas como Petrobras e Banco do Brasil. As mudanças na lei levaram à queda forte desses papéis nas últimas sessões.
Em outra frente, parlamentares do PT pressionaram para que a Câmara vote ainda nesta quinta-feira a PEC da Transição, ou não haverá mais Proposta de Emenda à Constituição, e cobram pelos votos prometidos para sua aprovação.
Segundo uma fonte do PT, alternativas à PEC passariam por uma medida provisória a partir de um aval do Tribunal de Contas da União (TCU), ou ancoradas em decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que poderia solucionar o pagamento do Bolsa Família em 2023 sem necessidade da PEC.
O mercado também monitorou declarações de autoridades do BC após divulgação do Relatório Trimestral de Inflação. O presidente do órgão, Roberto Campos Neto, frisou a importância de haver coordenação entre políticas fiscal e monetária para se criar um ambiente para queda de juros.
DESTAQUES
– PETROBRAS PN subiu 2,65%, a 22,04 reais, descolando do petróleo Brent no exterior, que caiu 1,8%. As ações da estatal vêm reagindo nas últimas sessões a notícias sobre as estratégias do governo eleito, incluindo a questão da Lei das Estatais. Na véspera, o papel desabou 7,9%. PETROBRAS ON ganhou 2,55%, a 24,91 reais.
– BANCO DO BRASIL ON evoluiu 2,83%, a 31,95 reais, desempenhando melhor que seus pares privados. A ação do banco havia caído 2,5% na quarta-feira.
– GOL PN despencou 6,49%, a 6,48 reais, e AZUL PN cedeu 3,24%, a 9,85 reais. Aeronautas decidiram por paralisação de duas horas por dia a partir de 19 de dezembro por tempo indeterminado nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, afirmou o sindicato nacional da categoria. CVC BRASIL ON caiu 4,58%, a 3,96 reais.
– ULTRAPAR ON encolheu 3,15%, a 11,99 reais. O grupo anunciou que pretende investir 2,18 bilhões de reais em 2023, cerca de 28% acima do orçado para este ano.
– VALE ON avançou 0,32%, a 87,17 reais, após os contratos futuros de minério de ferro subirem na Ásia, diante da melhora nas perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço. O minério de ferro mais negociado para maio em Dalian teve alta de 3,2%.
– MARFRIG ON subiu 6,7%, a 7,64 reais, após aprovar 600 milhões de reais em dividendos intercalares. CIELO ON aumentou 3,49%, a 4,74 reais, depois de aprovar 239 milhões de reais em juro sobre capital próprio.
– BRASKEM PNA perdeu 4,8%, a 23,99 reais, após o UBS cortar recomendação da ação de compra para neutra. O papel recuou mesmo após o Congresso derrubar vetos do presidente Jair Bolsonaro contra prorrogação de incentivos à indústria química.
– CSN ON caiu 2,3%, a 14,03 reais, após divulgar projeções, incluindo alta de cerca de 4,2% no volume de venda de aço em 2023, além de investimento de 4,4 bilhões de reais. Além disso, a CSN vai subir preços de aço em 10% de janeiro, afirmou o diretor comercial da companhia, Luis Martinez, em reunião com analistas e investidores.
– OI ON disparou 29,41%, a 0,22 real, após a Justiça encerrar a recuperação judicial da companhia após mais de seis anos.
– RESTOQUE saltou 10,96%, a 1,62 real, após seu conselho de administração aprovar plano de mudança da marca, além de um aumento de capital de 100 milhões de reais e grupamento de ações na proporção de 8 para 1.
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
(Por André Romani)