Um estudo da Universidade de Sichuan, na China, desenvolveu uma lista de alimentos que podem combater o mau hálito. 

A pesquisa foi publicada no site de estudos científicos BMJ Journals e tenta entender como os probióticos presentes em alimentos como leite, iogurte, kefir e sopa de missô podem beneficiar na luta contra o bafo.

+Quem é o bolsonarista suspeito de querer explodir o Aeroporto de Brasília

Os pesquisadores procuraram evidências em sete estudos realizados anteriormente e trabalharam com uma base de 278 pessoas com idade entre 19 e 70 anos. 

Os cientistas concluíram que os pacientes que tomaram probióticos como Lactobacillus salivarius, Lactobacillus reuteri, Streptococcus salivarius e Weissella cibaria tiveram um alívio da halitose em um período de tempo igual ou menos de quatro semanas. Isso mostra que o consumo dos alimentos devem ser frequentes. 

A explicação científica para isso é que esses probióticos inibem a decomposição de proteínas por bactérias dentro da boca, diminuindo assim a produção do mau cheiro.

Escove sua língua 

Outro hábito muito importante para manter a saúde bucal em dia é a escovação da língua.

Segundo a Colgate, uma das maiores marcas de higiene bucal, cerca de 90% dos casos de halitose tem origem na boca e somente a escovação comum de dentes não é suficiente para combater o mau hálito.   

Um dos pontos que merecem mais atenção é a raspagem da língua por um raspador próprio. Para fazer a higiene corretamente é preciso usar o utensílio desde o fundo da língua até a ponta aproximadamente 20 vezes. 

A empresa explica que utilizando corretamente o raspador é possível eliminar cerca de 98% da saburra lingual, camada esbranquiçada com bactérias e restos de alimentos que se acumulam em cima da língua.