WASHINGTON (Reuters) – As vendas no varejo dos Estados Unidos tiveram queda acima do esperado em dezembro, puxadas por um declínio nas compras de veículos motorizados e uma série de outros bens.

O Departamento de Comércio disse nesta quarta-feira que as vendas no varejo caíram 1,1% no mês passado. Os dados de novembro foram revisados ​​para mostrar recuo de 1,0% em vez de queda de 0,6%, conforme divulgado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters estimavam redução de 0,8% nas vendas.

Preços ao produtor nos EUA recuam mais do que o esperado em dezembro

As vendas no varejo incluem mercadorias e não são corrigidas pela inflação. A queda do indicador em dezembro provavelmente deve-se em parte ao recuo nos preços dos bens durante o mês. As compras de fim de ano também foram antecipadas para outubro, já que os consumidores aproveitaram os descontos oferecidos pelas varejistas em meio à inflação elevada.

Taxas de juros mais altas, à medida que o Federal Reserve combate a inflação, também estão pesando sobre as vendas no setor, já que os produtos tendem a ser financiados com crédito. O indicador ainda foi prejudicado por uma onda de frio em dezembro, bem como pelos preços mais baixos da gasolina, que impactaram as receitas nos postos de gasolina.

Um outro fator é que os gastos estão voltando a ser focados em serviços.

No ano passado, o Fed elevou sua taxa básica de juros de quase zero para uma faixa de 4,25% a 4,50%, a mais alta desde o final de 2007. Em dezembro, projetou pelo menos 75 pontos-base adicionais de alta até o final de 2023.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo caíram 0,7% no mês passado. Em novembro, o núcleo das vendas, como esse recorte é conhecido, mostrou queda de 0,2%.

(Por Lucia Mutikani)

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