São Paulo, 18 – A Danone, uma das maiores companhias de laticínios do mundo, anunciou um plano de ação global para reduzir as emissões absolutas de metano a partir de sua cadeia de suprimentos de leite fresco em 30% até 2030. Com isso, a Danone espera remover 1,2 milhão de toneladas equivalentes a dióxido de carbono de emissões de metano até 2030.

Conforme comunicado da companhia, esse plano aprofunda o progresso que a empresa tem tido nos últimos anos, já reduzindo suas emissões de metano em cerca de 14% entre 2018 e 2020.

Segundo a Danone, a redução das emissões de metano terá efeitos imediatos para o clima que as reduções de dióxido de carbono não conseguem alcançar por si só. A produção de produtos derivados do leite a partir do gado constitui cerca de 8% do total de emissões de metano causadas por humanos, como parte das atividades de agricultura e pecuária, que representa aproximadamente 40% das emissões globais de metano.

Com o anúncio, a Danone disse que torna-se a primeira companhia alimentícia a estabelecer uma meta de redução de metano e alinhar-se com a ambição do Global Methane Pledge, lançado na COP-26. A companhia passará a reportar suas emissões de metano como parte de sua divulgação financeira.

“Os laticínios são uma fonte de nutrição acessível para muitas pessoas, no centro de nossa missão de trazer saúde por meio da alimentação. Como uma das maiores companhias de laticínios do mundo, temos o desafio de produzir mais para alimentar uma população crescente e reduzir ao máximo as emissões e impactos sobre o clima. Nosso plano ambicioso de reduzir as emissões de metano – alinhados aos Global Methane Pledges de 150 países -, é um compromisso para obter laticínios regenerativos”, afirmou no comunicado Antoine de Saint-Affrique, CEO da Danone.

A Danone trabalha diretamente com 58 mil produtores de laticínios em 20 países e já apoiou projetos para a produção de leite em 14 países por meio de programas de agricultura regenerativa, iniciativas tais como Farming for Generations e com o Ecossistema Danone.