Morreu neste domingo (23) a mulher yanomami que apareceu em imagens em estado grave de desnutrição no fim de semana. Ela tinha 65 anos e sua foto repercutiu na redes sociais após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Boa Vista, Roraima. O falecimento foi confirmado pela Urihi Associação Yanomami.

Ao confirmar a morte, a comunidade pediu, em diversos comunicados e postagens, que a imprensa pare de publicar a foto da senhora indígena. A divulgação da imagem vai contra a cultura e a tradição da comunidade yanomami quando um parente vem a óbito.

+ Presença da Força Nacional é prorrogada na Terra Indígena Sararé

Leia a nota na íntegra:

“Durante a visita a comunidade Kataroa, nesta última semana, recebemos a informação que a senhora Yanomami da imagem veio a óbito por conta do seu grave estado de desnutrição. Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela, entendemos a importância de levar ao mundo a situação drástica, mas por questões culturais a sua imagem não poderá mais ser divulgada. Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas. Estamos vivenciando uma crise humanitária e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento. É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta”.

Instagram will load in the frontend.