A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, encerrou o ano de 2022 com um aumento de 75% em  receita líquida, somando um GMV (sigla em inglês para volume bruto de mercadoria) de R$ 1,43 bilhão, montante cerca de 70% superior ao apurado no final de 2021. O resultado é reflexo dos mais de R$ 50 milhões investidos em melhorias e do elevado crescimento da venda de passagens. “Enquanto a utilização do modal chega próximo ao volume pré-pandemia, nós mais que dobramos de tamanho”, disse o CEO Phillip Klien.

A ClickBus transportou no ano passado 40% mais passageiros na comparação a 2021. A plataforma possui 10 milhões de usuários cadastrados em sua base, sendo 3,2 milhões deles ativos. “Por meio da nossa tecnologia e um atendimento que é benchmark para o mercado conseguimos ser um dos principais protagonistas do modal rodoviário”, afirmou o executivo. “A ClickBus é sinônimo de compra de passagens rodoviárias e cada vez mais investimos em trazer diferenciais para os viajantes, as viações e os parceiros.”

As parcerias envolvem, por exemplo, viações rodoviárias que cobrem todo o Brasil. Mais de 90% das empresas que atuam no mercado nacional já comercializam as suas passagens na plataforma, que aumentou ainda mais a sua oferta em 12 meses, passando de 182 companhias para mais de 200.

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Em 2022, a unidade de negócios focada em desenvolver white labels para demais empresas do setor obteve um crescimento de 111% em comparação com o ano anterior. Ou seja, além de serem as parcerias que oferecem cada vez mais rotas e comodidades para os viajantes – como leitos, serviço de bordo e wifi – as empresas rodoviárias são importante fonte de renda para  ClickBus. “A criação de white labels ajuda a que pequenas e médias empresas do setor se digitalizem, aumentem seu alcance e participem do processo de modernização do setor”, disse o CEO.

PROJETOS

Somando-se aos braços de negócios já estabelecidos – a OTA (sigla em inglês para agências de viagens on-line) e a criação de White Labels (modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por uma empresa pode ser revendido por outras) -, um dos objetivos em 2023 será buscar novos produtos financeiros tanto para as viações e parceiros quanto para os viajantes, com novas parcerias sendo estudadas, criando um braço de produtos fintech. Para inaugurar a iniciativa, será lançada uma linha de crédito em parceria com uma empresa terceirizada para as viações parcerias. É um produto que vai fidelizar ainda mais os clientes, resolvendo dores importantes como fluxo de caixa.

A ClickBus também planeja seguir em rota de ascensão, investindo em inovação, no desenvolvimento da digitalização do setor e na migração do off to on. Para isso, vai investir mais de R$ 110 milhões ao longo de 2023, montante 49% maior do que o aplicado em 2022. O foco será no desenvolvimento tecnológico e da sua infraestrutura digital para melhorias no produto e lançamentos de novas parcerias. Um sinal de que a viagem da ClickBus está longe do destino final.