São Paulo, 17 – Com casos de gripe aviária nos países vizinhos, técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e do Ministério da Agricultura estão percorrendo os principais municípios do Estado em que a avicultura comercial é expressiva, promovendo palestras de orientação quanto aos cuidados de prevenção e identificação da gripe aviária. O Indea diz, em nota, que a ação é preventiva e foi definida neste mês, após a confirmação de quatro casos de gripe aviária na Bolívia, país vizinho ao Estado.

O Indea enfatiza durante as palestras que o controle de acesso a aviários, frigoríficos e demais estabelecimentos da avicultura é fundamental para garantir a segurança sanitária do plantel estadual. Mato Grosso está entre os dez Estados brasileiros que mais exportam carne de frango. A atividade avícola em MT conta com 350 granjas em 28 cidades, e um total de 58 milhões de aves.

No Rio Grande do Sul, o governo informou, também em nota, que está mobilizado e monitorando atentamente as notificações de casos de enfermidade no continente. Na quinta, o governador Eduardo Leite disse que o RS atua de forma coordenada na prevenção e na comunicação. “Para que possamos proteger ao máximo os animais e a nossa produção”, afirmou Leite.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, os esforços dos órgãos estaduais, assim como do Ministério da Agricultura, acontecem no sentido de “atuar em atividades de vigilância e mitigação de riscos para comprovar a ausência de circulação viral através do atendimento e investigação de todas as notificações recebidas em aves, seja na avicultura industrial como nas criações de subsistência e em aves silvestres de vida livre”.