Um neurologista declarou que o óxido nitroso é “mais perigoso que a cocaína” em meio a um aumento dramático no número de jovens que experimentam a droga. O óxido nitroso – comumente referido como “gás hilariante”, “Whippits” e “crack hippie” – é legalmente vendido em embalagens de uso único, utilizado em balões e inalado para criar uma sensação temporária de relaxamento e euforia.

Embora a substância seja usada há muito tempo para fins recreativos, as taxas de experimentação de “bufar” entre pessoas de 16 a 24 anos dispararam após a pandemia.

+ PF realiza operação contra tráfico internacional de drogas

“Sou neurologista há 21 anos e vi uma mudança definitiva em como está sendo usado desde a pandemia”, declarou o Dr. David Nicholl, do Reino Unido, em entrevista ao South West News Service.

“Comparado a antes, agora os volumes de óxido nitroso consumidos podem ser bastante assustadores – até 150 cilindros por dia”, acrescentou ele sobre a nova epidemia que afeta a demografia da Geração Z.

Embora as mortes diretas pela inalação de óxido nitroso sejam raras, o Dr. Nicholl disse que sérios problemas de saúde a longo prazo podem ser causados ​​pela droga, incluindo danos nos nervos, perda de memória e paralisia.

“É percebido como seguro e termos como ‘gás hilariante’ são especialmente inúteis porque fazem com que pareça trivial”, disse ele.

O Post noticiou anteriormente sobre um americano de 32 anos que ficou parcialmente paralisado após inalar óxido nitroso todos os dias durante dois meses.

O homem não identificado foi para a sala de emergência depois de não conseguir andar por duas semanas, de acordo com um estudo de caso publicado no New England Journal of Medicine . Ele também sentiu formigamento nos braços e pernas por seis semanas antes de sua hospitalização, observou o estudo.

Dois meses antes de começar a apresentar sintomas, o homem inalava óxido nitroso diariamente, observaram os co-autores Dr. Joseph Y. Yoon, do Mount Sinai Hospital de Nova York, e Dr. Joshua P. Klein, do Brigham and Women’s Hospital de Boston.

O Dr. Nicholl acrescentou que os jovens britânicos estão sendo atraídos para experimentar o óxido nitroso devido à divulgação de conteúdo online: “Eles estão fazendo marketing nas mídias sociais e sabem exatamente o que estão fazendo”.

Em 2021, o New York Times relatou que os jovens americanos também estavam sendo expostos a esse tipo de conteúdo, que estava “florescendo online”.

No TikTok, os entusiastas das drogas postam vídeos com o termo de pesquisa “Whiptok” – uma junção das palavras “Whippit” e “TikTok”. Esses clipes acumularam mais de 479,6 milhões de visualizações na controversa plataforma de streaming de vídeo de propriedade da China .