06/04/2023 - 12:13
Quase 15 anos depois, a Fórmula 1 ainda vive com o fantasma do Grande Prêmio de Cingapura de 2008, corrida que teve seu resultado manipulado pela equipe Renault e que interferiu na disputa do campeonato de pilotos, decidido em favor de Lewis Hamilton num duelo emocionante com Felipe Massa na última etapa da temporada, no Brasil.
Em entrevista ao site Motorsport.com, Massa disse que estuda a possibilidade de entrar na Justiça para pedir a anulação dessa prova, depois que Bernie Ecclestone, chefe da categoria na ocasião, disse recentemente que ele e o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na época, Max Mosley, souberam da manipulação da Renault ainda em 2008, mas não fizeram nada para preservar o esporte.
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“E depois de 15 anos, nós ouvimos que o dono da categoria fala que soube em 2008, junto com o presidente da FIA, e eles não fizeram nada para não sujar o nome da F1. Isso é muito triste. Você sabe que uma coisa foi roubada, o resultado dessa corrida era para ser cancelado e eu teria um título. No final, quem mais saiu perdendo com esse resultado fui eu. Estamos indo atrás para entender tudo isso”, disse Massa ao site.
O brasileiro ainda deixou claro que deseja apenas que a justiça seja feita. “Eu nunca iria atrás disso pensando financeiramente, eu iria atrás pensando em justiça”, explicou. “Acho que se você foi punido por algo que não foi culpa sua, é produto de um roubo, de uma corrida roubada, a justiça tem que ser feita. Na verdade, a situação certa é cancelar o resultado daquela corrida, é a única justiça que se faz em um caso como este.”, concluiu o brasileiro, que disse estar estudando a situação antes de tomar uma decisão.
Relembre o caso
O Grande Prêmio de Cingapura era a 15ª das 18 etapas da Fórmula 1 em 2008 e a primeira corrida noturna da história da categoria. Felipe Massa, de Ferrari largou na pole position e liderava a corrida a frente de Hamilton. Depois de largar no meio do pelotão, Fernando Alonso, piloto da Renault fez um pitstop antecipado na volta 12 e apenas duas voltas depois seu companheiro de equipe, o brasileiro Nelsinho Piquet, filho do tricampeão Nelson Piquet, bateu o carro de propósito atendendo a um pedido do chefe da equipe Renault, Flavio Britore.
Com o acidente, o Safety Car foi acionado e todos os pilotos foram ao box para reabastecer, menos Alonso, que já havia feito o reabastecimento e assumiu a primeira colocação. Já Massa teve um pit stop desastroso por falha da Ferrari e terminou a corrida em 13º lugar, enquanto Alonso venceu a corrida e Hamilton foi o 3º colocado.
Apesar das suspeitas sobre manipulação do resultado, somente no ano seguinte o caso veio à tona quando Piquet perdeu seu posto de piloto titular na Renault e contou sobre tudo o que ocorreu em Singapura. A FIA então intercedeu no caso e, após um julgamento, baniu Briatore do esporte e suspendeu por cinco anos o engenheiro da Renault, Pat Symonds. Mas o resultado da prova não foi alterado.
Decisão em Interlagos
Massa e Hamilton chegaram a etapa decisiva, o Grande Prêmio do Brasil, brigando pelo título de 2008. Em desvantagem, o brasileiro precisava vencer a corrida e torcer para o inglês não chegar entre os cinco primeiros colocados.
Massa fez o que estava ao seu alcance. Largou na pole position e venceu a prova mesmo com a chuva caindo no final, o que fez com que alguns pilotos fossem aos boxes trocar os pneus. Ao receber a bandeirada final, o piloto da Ferrari tinha o resultado que lhe garantiria o título, já que Hamilton ocupava a sexta colocação.
Mas a duas curvas do fim, o inglês ultrapassou a Toyota do alemão Timo Glock, que estava com pneus slicks na pista molhada, e assumiu o quinto lugar para garantir o primeiro dos seus sete títulos mundiais, e por apenas um ponto de vantagem para o brasileiro na pontuação final.