Na última sexta-feira (14) foi celebrado o Dia Mundial do Café. Apesar da bebida em suas diversas formas ainda estar na rotina do brasileiro, a alta nos preços fez com que tomássemos menos café em 2022.

Segundo estudo da Scanntech, em 2022 o preço do café disparou muito acima da cesta básica e o resultado foi uma redução do consumo da bebida entre os brasileiros. Houve uma retração de 4,3% em unidades vendidas diante de um aumento de 44,8% no preço unitário contra uma alta de 20,2% da Cesta Básica. A inflação oficial medida pelo IPCA foi de 5,8%.  

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A pesquisa revela que no primeiro trimestre de 2023 os preços e a retração de vendas desaceleraram, mas o consumo ainda está abaixo do registrado no mesmo período de 2022.

O tipo preferido entre os consumidores, o café moído, foi o que registrou o maior aumento de preços em 2022, atingindo 51,9%. O café em grão subiu 51,4%, o café premium teve alta de 47,9%, o solúvel aumentou 22,1% e a versão em cápsula foi a que menos subiu, com 6,4%.