22/04/2023 - 14:31
Influencer, youtuber, coach: são muitas as formas de se tornar conhecido e monetizar conteúdo no meio digital. Segundo Priscilla Simões, instrutora de Marketing, Vendas e Aprendizagem do Senac RJ, começar a empreender com vendas online, seja em marketplaces, site próprio ou perfis de vendas em redes sociais, é uma maneira promissora de criar um negócio online.
“Mas é essencial que os primeiros passos sejam muito bem estruturados para criar uma base sólida para a empresa”, destaca a consultora.
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Passo a passo para começar
As principais etapas para começar a empreender online, segundo Priscila, são:
– pesquisa de mercado para entender o público-alvo e o nicho em que pretende atuar, o que inclui conhecer os concorrentes, suas estratégias de marketing, preços e como você pode se diferenciar;
– escolher a plataforma que será utilizada para realizar as vendas, identificando qual se adequa melhor à realidade da empresa;
– em relação ao produto, a primeira definição é sobre a estrutura de aquisição, seja fabricação de seus próprios produtos, compra de estoque de fornecedores ou dropshipping [empresa intermediária entre consumidor e fornecedor];
– após a pesquisa de mercado, o empreendedor definirá as melhores estratégias para atrair o cliente até a plataforma onde a venda será realizada, usando técnicas de SEO, marketing de conteúdo, tráfego pago e outras estratégias para promover seus produtos e sua marca.
Foco na divulgação
O empreendedor que decide entrar na área digital deve criar e realizar um projeto, fazer seu planejamento e construir um negócio com processos bem definidos. Para quem vai começar, de acordo com André Luiz da Silva, professor de Empreendedorismo no Ibmec SP, pode-se encontrar dificuldades na estratégia de divulgação.
“Se não tem conhecimento, é preciso buscar informações sobre o público alvo e cursos, se possível, para entender melhor o nicho em que vai atuar. Vale a pena contratar uma empresa com experiência na área para ajudar no processo de escalonamento do negócio”, sugere Silva.
Quanto tempo é preciso dedicar?
“Algumas atividades que fazem parte da rotina diária de um empreendedor de e-commerce incluem gerenciamento de estoque e processamento de pedidos, atendimento ao cliente e resolução de problemas, produção e atualização de conteúdo para redes sociais e sites, análise de métricas e performance de vendas, pesquisa de mercado e análise de concorrentes, entre outros”, afirma Priscila.
Quais são os principais erros cometidos por quem está começando?
Quais os riscos de empreender online?
Como em qualquer empreendimento, há riscos envolvidos em empreender online. Segundo Priscila, alguns dos riscos mais comuns incluem a concorrência, já que o mercado online é extremamente competitivo, e pode ser difícil se destacar em meio a tantos concorrentes; a segurança das transações e dados pessoais dos clientes, que é uma preocupação constante em negócios online, e uma falha de segurança pode causar danos irreparáveis à reputação da empresa.