23/04/2023 - 13:34
Comer doce pode viciar? Ao criar costume de comer docinhos e alimentos gordurosos, nosso cérebro pode de adaptar a esse tipo de dieta. É o que indicam os pesquisadores do Instituto Max Planck para Pesquisa do Metabolismo em Colônia, que testaram, em colaboração com a Universidade de Yale, a alimentação de voluntários por 8 semanas seguidas.
+ Comer muito açúcar tem 45 efeitos negativos para a saúde, segundo estudo
+ Confira os alimentos que aumentam a gordura abdominal
Um grupo de pessoas consumiram um pequeno pudim contendo muita gordura e açúcar a cada dia durante oito semanas, além de sua dieta normal. Um outro grupo recebeu um pudim que continha o mesmo número de calorias, mas menos gordura e açúcar.
O teste mostrou que alimentos com alto teor de gordura e açúcar mudam nosso cérebro: se comemos regularmente, mesmo que em pequenas quantidades, o cérebro aprende a consumir com precisão esses alimentos no futuro.
A resposta do cérebro a alimentos com alto teor de gordura e alto teor de açúcar aumentou muito no grupo que comeu o pudim com alto teor de açúcar e alto teor de gordura após oito semanas. Isso ativou particularmente o sistema dopaminérgico, a região do cérebro responsável pela motivação e recompensa.
“Nossas medições da atividade cerebral mostraram que o cérebro se reprograma por meio do consumo de salgadinhos e doces. ”, explica Marc Tittgemeyer, que liderou o estudo.