O governo federal pretende realizar 22 concursos públicos até o fim do ano, com alguns deles já com edital pronto para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU).

O movimento acompanha a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (28), de que “não se pode melhorar o serviço público sem contratar mais gente”.

+ Após sanção de Lula, governo publica MP que concede reajuste de 9% a servidores

Esses concursos devem trazer um grande número de pessoas, atraídas pelo reajuste salarial dos servidores públicos aprovado pelo Congresso  Nacional e já sancionado por Lula. Confira alguns dos concursos que devem ser abertos em breve.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) havia autorizado em 10 de abril a abertura de concurso, com 814 vagas disponíveis para o nível superior, com salários iniciais de até R$11.590,93. Agora, o certame aguarda publicação do edital.

Ministério de Gestão e Inovação

O Ministério de Gestão e Inovação (MGI) também confirmou a realização de um concurso, com 205 vagas e salário inicial em torno de R$16,3 mil. O edital deve ser publicado em breve.

ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está aguardando a autorização de seu concurso público, que deve oferecer 730 oportunidades, distribuídas nas seguintes funções.

  • Analistas Ambientais: 189 vagas;
  • Analistas Administrativos: 74 vagas;
  • Técnicos Ambientais: 29 vagas;
  • Técnicos Administrativos: 438 vagas.