Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) – A Toyota divulgou nesta quarta-feira previsão de crescimento de 10% para o lucro operacional no ano fiscal corrente, com as vendas de veículos elétricos quintuplicando conforme diminui a interrupção da cadeia de suprimentos global causada pela escassez de chips.

O plano de crescimento foi revelado pelo novo presidente-executivo, Koji Sato, empossado no mês passado, e sinaliza um impulso mais agressivo em direção à eletrificação da empresa japonesa, que anteriormente buscava uma abordagem lenta para carros totalmente elétricos, argumentando que sua estratégia forneceria mais opções ao consumidor.

+Educação financeira para crianças: veja dicas de inclusão digital mais segura

A Toyota prevê que as vendas de veículos elétricos a bateria, incluindo os de sua luxuosa marca Lexus, chegariam a 202.000 unidades em todo o mundo no ano fiscal até março de 2024 – mais de cinco vezes em relação às 38.000 unidades do ano passado.

A maior montadora do mundo em vendas projeta que o lucro operacional subirá para 3,0 trilhões de ienes (22,2 bilhões de dólares) no período, em linha com a previsão média dos analistas de 3,02 trilhões de ienes.

As projeções vieram após o lucro operacional do quarto trimestre fiscal até março aumentar mais de um terço, para 626,9 bilhões de ienes, acima dos 553,46 bilhões de ienes apontados em média de projeções de 10 analistas, segundo dados da Refinitiv.

A receita do ano fiscal até março deste ano cresceu para um recorde de 37,15 trilhões de ienes, com efeito do iene fraco.

A nova meta de vendas de carros elétricos, ainda uma fração do líder da indústria Tesla, aumentará os elétricos da Toyota para quase 2% do volume total de vendas, acima de apenas 0,4% de suas vendas totais de veículos no último ano fiscal.

“Esperamos um aumento no volume de vendas (gerais) em todas as regiões e volume de produção de 10,1 milhões (veículos), devido a fatores como… melhoria no fornecimento de semicondutores”, disse a Toyota em comunicado, o que representa um crescimento da produção de 11% em relação ao ano anterior.

A montadora disse que lançará 10 novos veículos movidos a bateria, visando vendas de 1,5 milhão de veículos elétricos por ano até 2026.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ490VB-BASEIMAGE