30/05/2023 - 14:07
Somente nos quatro primeiros meses do ano, as fraudes ocorridas no momento da compra e venda de veículos online atingiram a marca de 37,4 mil no Brasil. É o que revela um estudo exclusivo divulgado pela OLX, com dados de mercado, para a IstoÉ Dinheiro. No entanto, ao comparar esse número com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 54%.
“Tecnologia e educação do usuário devem andar sempre juntas na prevenção a fraudes, uma vez que os golpistas utilizam-se de engenharia social para atrair as vítimas e aplicar os golpes, como oferecer preços abaixo da média e negócios muito atrativos. Por isso é fundamental seguir todos os processos e sempre se certificar da origem do automóvel e negociar direto com o proprietário do veículo ou representante autorizado“, explica Beatriz Soares, VP de produto da OLX.
+ Bancos terão de compartilhar dados de fraudes, diz BC
+ Nubank cria novos canais de segurança para denunciar fraudes e roubo de celular
Veículos mais visados
Em relação aos veículos mais visados, houve um aumento nas fraudes em carros fabricados em 2005, com um crescimento de 106% nos primeiros quatro meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os modelos mais visados, estão: Volkswagen Gol, Chevrolet Celta e o Fiat Palio. Veja a lista completa abaixo:
Preços dos carros
Outro destaque do estudo trata dos preços anunciados pelos golpistas. Constatou-se que em 23% das fraudes nos primeiros quatro meses de 2023, os carros anunciados apresentavam valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
Estados com mais incidência de fraudes
Em relação aos Estados, Santa Catarina (SC) apresentou aumento de 60% nos golpes aplicados, seguido do Rio Grande do Sul (RS) 23%, e Rio de Janeiro (RJ) 17%. São Paulo lidera entre os Estados com mais golpes em autos, seguido por Minas Gerais e Santa Catarina. Confira abaixo:
Veja abaixo as principais dicas para não cair em golpes, segundo a OLX:
- Negocie diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar;
- Tire todas as dúvidas, sempre pelo chat da plataforma, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem (ambientes menos controlados);
- Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados – vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
- Antes de concluir o negócio, peça uma vistoria cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
- Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo; antes de depositar, verifique os dados com o proprietário;
- Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
- Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.