A Fitch afirmou nesta sexta-feira, 9, o rating ‘BB+’ da Grécia, com perspectiva estável. A agência de classificação de risco observa que a ação é justificada por indicadores estruturais, incluindo índices de governança, desenvolvimento humano e Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que “estão entre os maiores” em comparação aos seus pares.

“Estes pontos fortes contrapõem-se aos legados da crise da dívida soberana, que incluem grandes volumes de dívida pública e externa, bem como um baixo potencial de crescimento a médio prazo e vulnerabilidades no setor bancário”, afirma a Fitch, em nota.

A agência também revisou para cima suas projeções para o PIB da Grécia. Em 2023, a projeção da Fitch para o crescimento do PIB passou de 0,9% para 2,3%, devido a redução nos riscos de energia, aumento sólido nos investimentos e apoio dos setores de turismo e exportações. Entre 2024 e 2026, a agência projeta crescimento entre 2,0% a 2,5%, tendo como drivers investimentos e recuperação no consumo doméstico.