15/06/2023 - 6:34
Dois ativistas aparecem manchando a obra “O Jardim do Artista em Giverny”, uma pintura do impressionista francês Claude Monet em exibição em uma exposição no Museu Nacional de Estocolmo, na Suécia, em um vídeo divulgado pela organização Aterstall Vatmarker (Restore Wetlands) mostra.
“Na tarde de 14 de junho, por volta das 14h30, uma ação foi realizada no Museu Nacional de Estocolmo. Duas pessoas fizeram impressões de mãos com algum tipo de tinta em uma obra do artista Monet na exposição ‘O Jardim – Seis Séculos de Arte e Natureza’ e depois se colaram no vidro”, disse a assessoria de imprensa do museu.
+ Alemanha acusa ativistas do clima de 580 delitos
“A pintura, que está envolta em vidro, agora está sendo inspecionada pelos conservadores do museu para determinar se há algum dano”, continuou a assessoria de imprensa.
A polícia foi chamada ao local e prendeu duas mulheres, disse a polícia da região de Estocolmo em um comunicado à imprensa.
“O crime está atualmente classificado como vandalismo qualificado. Não está claro se mais pessoas do que os dois presos estão envolvidos no incidente, mas várias pessoas foram investigadas e a polícia irá, entre outras coisas, revisar o curso dos acontecimentos com a ajuda das câmeras de vigilância do museu”, diz o comunicado. disse.
“Distanciamo-nos de ações em que a arte ou o patrimônio cultural são colocados em risco de danos. O patrimônio cultural tem um grande valor simbólico e é inaceitável atacá-lo ou destruí-lo, seja para que fim for”, disse Per Hedström, diretor-geral interino do Museu Nacional.