15/06/2023 - 23:55
A Mercedes-Benz e a Microsoft concordaram em adicionar o ChatGPT aos carros da Mercedes-Benz nos Estados Unidos. O ChatGPT é o software de “inteligência artificial generativa” da Microsoft que pode se envolver em um diálogo realista semelhante ao humano.
Os veículos Mercedes já possuem recursos de comando de voz, permitindo que os motoristas usem a frase “Ei, Mercedes”, seguida de um comando curto para fazer coisas como ajustar a temperatura no veículo, encontrar um destino de navegação ou fazer uma ligação. O ChatGPT tornaria esses comandos de voz mais fluidos e naturais e poderia habilitar funções adicionais, de acordo com a Microsoft.
+ Volkswagen e Mercedes apresentam modelos elétricos para competir com Tesla e chineses
Em vez de apenas responder a comandos simples, o sistema pode se envolver em uma conversa aparentemente mais natural. O sistema será capaz de lembrar o contexto do que está sendo discutido e dialogar com o motorista ou com os ocupantes do veículo. Com o ChatGPT, o sistema poderá responder a um leque mais alargado de pedidos, incluindo aqueles que podem não estar relacionados com o carro ou condutor. Os motoristas podem pedir uma receita rápida, por exemplo, ou qual é a melhor época do ano para uma viagem ao Colorado?
O sistema ChatGPT também pode interagir com outros aplicativos para lidar com coisas como fazer reservas em restaurantes ou comprar ingressos de cinema, de acordo com a Microsoft.
Os proprietários de Mercedes nos Estados Unidos com o sistema de “infortainment” MBUX poderão testar beta o sistema ChatGPT a partir de 16 de junho usando o comando de voz “Ei Mercedes, quero entrar no programa beta”.
Na Internet, o ChatGPT tem sido usado para fazer coisas como pesquisar e escrever ensaios , escolher ações e, às vezes, fornecer respostas inúteis para pessoas em crise .
Na última década, as montadoras, incluindo a Mercedes, criaram sistemas de comando de voz cada vez mais sofisticados para seus veículos. Eles são considerados mais seguros para os motoristas usarem do que botões ou telas sensíveis ao toque, porque os motoristas não precisam desviar o olhar da estrada para usá-los. Algumas pesquisas mostraram que o processamento mental necessário para usar comandos de voz ainda é uma distração .