A BMW quer crescer até 5% em vendas no mercado brasileiro em 2023 e seguir na liderança de veículos de luxo pelo sexto ano consecutivo. Para se ter uma ideia, foram emplacadas 13.568 unidades em 2022.

A marca, que tem como destaque em vendas o sedã Série 3 e o SUV X1, produzidos na planta de Araquari (SC), aposta cada vez mais nos elétricos.

+ BMW: divisão de motos cresce 22% no Brasil e espera recorde de vendas no ano
+ Líder em vendas, BMW 320i ganha painel do ELétrico iX

Elétricos

Nesta terça-feira, 18, a BMW lançou o iX1 (foto de destaque), basicamente a versão elétrica do X1, produzido na Alemanha. A marca também ressaltou que irá trazer o sedã i7 para o segundo semestre. Com isso, serão cinco elétricos na gama (que inclui também o iX, i4 e o iX3 M Sport).

BMW i7 – Crédito: Divulgação, BMW X1,

Para Michele Menchini, diretora de vendas da BMW Brasil, o percentual de crescimento de emplacamentos em elétricos deve superar a alta nas vendas como um todo.

Michele Menchini, diretora de vendas da BMW Brasil – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

“No ano passado fechamos com um share de elétricos de 3,9% das vendas da marca. Foram 525 unidades comercializadas. Quando falamos de elétricos, em relação ao ano passado, esse crescimento deverá ser muito maior (que as vendas em geral)”

A marca afirma que mesmo com os problemas brasileiros de infraestrutura para a recarga fora de casa, 98% dos consumidores que têm carros elétricos recarregam seus veículos em áreas privadas, seja em casa ou no serviço.

“A medida que nós temos um parque circulante de veículos elétricos essa parte de infraestrutura vai acompanhar. O Brasil é um país de dimensões continentais”

BMW iX1 – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Digitalização

Outra aposta da BMW é a digitalização de serviços e a interação direta com os seus clientes.

“Estamos investindo muito na digitalização. Temos o My BMW App, onde o cliente por exemplo consegue verificar lugares para ele fazer o carregamento do carro, além de agendamento de serviços de pós-venda. Então, o sucesso da eletrificação é esse pacote como um todo, não só o elétrico em si”

My BMW App – Crédito: Reprodução/YouTube BMW

Produção nacional de elétricos

Sobre a produção nacional de modelos elétricos, a BMW fala que observa o mercado e ressalta que o volume de vendas de carros com essa tecnologia ainda não justifica tal medida.