28/07/2023 - 8:00
Marisa Vano chega ao cargo de líder de comunicação corporativa da Amazon na América Latina, após 18 anos de experiência em empresas globais. Na Amazon há três anos, ela lidera hoje o PR corporativo de quatro países da região: Brasil, México, Costa Rica e Colômbia. Em sua rotina diária, além do trabalho com equipes multiculturais, estão presentes também a prática de Yoga, a meditação e a vida ao lado de seus dois filhos, na Cidade do México.
+ Amazon anuncia investimento de US$ 100 milhões em centro de inovação de IA
Em entrevista exclusiva para a IstoÉ Dinheiro, Marisa comenta a aposta nas pequenas empresas – que chama de ‘espinha dorsal’ da economia -, aumento de centros de distribuição na América Latina e a quais voos a gigante das entregas pretende alçar após aprovar investimento de US$ 100 milhões em Inteligência Artificial.
- Quais as metas da Amazon para otimizar entregas na América Latina?
Marisa: A execução bem-sucedida de centenas de milhares de entregas diárias é o resultado de vários fatores. Nossas estruturas e instalações de alto desempenho e tecnologicamente equipadas, aliadas aos esforços colaborativos de nossas equipes e às inovações de ponta da Amazon, fazem parte da nossa constante evolução.
Temos 21 Centros de Distribuição e 52 Estações de Entrega por toda a América Latina. Apesar de ser uma operação relativamente nova, temos um compromisso de longo prazo nos países onde atuamos. No Brasil, por exemplo, aumentamos o número de Centros de Distribuição de 1 para 10 em três anos, o que nos permite atender hoje 100% dos municípios brasileiros. Essa otimização das entregas passa por um ponto muito importante que criamos ao longo dos anos, que são as Estações de Entrega. As 24 instalações deste tipo localizadas no Brasil são responsáveis pela “última milha”, a etapa final e uma das mais importantes do processo logístico: a entrega dos produtos nas mãos de nossos clientes.
- A Amazon prevê mais contato com pequenos distribuidores para suas vendas? Como é essa estratégia no Brasil, por exemplo?
Marisa: Insistimos nos mais altos padrões e nossa história mostra o quanto é importante pensar grande. Mas fazer isso sozinhos, não tem efeito. Nós buscamos impactar positivamente nossos clientes, fornecedores e comunidades onde nossas equipes trabalham e vivem. As pequenas empresas, a espinha dorsal fundamental de muitas economias, têm o potencial de criar empregos e promover a inovação. Na Amazon, o sucesso deste tipo de negócio está entrelaçado ao nosso. Ao oferecer suporte logístico, uma gama de serviços, programas, ferramentas e recursos exclusivos, nós capacitamos estas empresas para adotarem uma mentalidade de dono.
Um exemplo de iniciativa deste tipo é o programa Delivery Service Providers (DSPs), disponível no Brasil e no México. Esse programa tem como objetivo auxiliar os empreendedores a estabelecerem suas próprias empresas de logística, utilizando a eficiência e os altos padrões de entrega da Amazon. Observamos que o projeto tem se mostrado altamente benéfico para os países e, como resultado, estamos continuamente aprendendo, investindo, inovando e pensando grande na região.
- Há previsão de novos modelos de negócio no Brasil para os próximos anos?
Marisa: Nos dedicamos em apoiar as comunidades nas áreas em que operamos e nos esforçamos continuamente para criar e investir significativamente em todos os aspectos da nossa empresa. Nosso foco é desempenhar um papel significativo na sociedade. Embora não divulguemos detalhes específicos sobre iniciativas futuras, estamos confiantes de que, nos próximos anos, atenderemos ainda mais às necessidades de nossos clientes.
- Como o investimento de US$ 100 millhões em centro de inovação de IA da Amazon pode afetar novas contratações?
O anúncio do investimento foi feito por uma de nossas divisões de negócios, a Amazon Web Services (AWS). Reconhecemos que sucesso e crescimento trazem maiores responsabilidades. Por isso, nossa abordagem permanece inalterada desde o Dia 1: tomar decisões inteligentes e rápidas, promovendo a inovação e a simplicidade e sempre priorizando o cliente e a segurança e a saúde de nossas equipes internas. De certa forma, esse investimento engloba todas essas prioridades. O mercado de Inteligência Artificial está prosperando, com vários setores expressando interesse em alavancar a IA para otimizar processos e melhorar suas ofertas ao público. Na Amazon, garantimos que as pessoas e as tecnologias trabalhem juntos, e as inovações nos ajudam a criar ambientes de trabalho mais seguros, simples e produtivos.
Por exemplo, nossas(os) fornecedoras(es) de entrega de última milha contam com dispositivos e aplicativos especiais em rota, programas de treinamento de segurança para continuamente buscarmos melhorar nossos sistemas de navegação e garantir períodos de descanso regulares e adequados. Essa é apenas uma das inúmeras maneiras pelas quais aproveitamos a tecnologia para beneficiar as Operações e os Amazonians.
- Nesses investimentos em IA, possíveis contratações vão levar em conta a Diversidade?
Nós nos esforçamos para ser a melhor empregadora do mundo, nos mantendo orientados pelos princípios de igualdade de oportunidades e ações afirmativas. Nosso foco é contratar e desenvolver os melhores, independentemente de raça ou etnia, religião ou sistema de crenças, nacionalidade, identidade de gênero, orientação sexual, estado civil, deficiência, idade ou outras características legalmente protegidas. Valorizamos todas as pessoas igualmente e implementamos iniciativas específicas, que priorizam a segurança e o bem-estar de nossos(as) funcionários(as).
É importante observar que contratamos e desenvolvemos os melhores talentos, oferecendo vários programas de treinamento dentro de nossas políticas para garantir que todas(os) se sintam incluídas(os) e tenham oportunidades de aprendizado e curiosidade contínuos.