05/08/2023 - 15:00
O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, é uma das datas que mais movimentam o mercado de varejo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, 60% dos respondentes consideram o preço acessível como um dos fatores decisivos para a escolha de um presente. Eles pretendem gastar, em média, R$ 250, o que representa uma queda de 1,4% comparado à estimativa de 2022 para a data.
Além disso, a maioria dos respondentes afirmam que vão presentear seus pais com itens de moda (46%). Apenas 28% pretendem comprar itens eletrônicos (um crescimento de 6% em relação ao ano anterior), e os demais vão optar por itens de esporte e lazer (9%), acessórios para veículos (6%), saúde e beleza (5%) e outras opções (5%).
+Dia dos pais: e-commerces oferecem descontos de até 50%
O que importa na hora da compra
Segundo o levantamento, 71% dos respondentes têm o costume de comprar pela internet, contra 29% que preferem comprar na loja física, seja pelo receio de o produto não chegar a tempo da data festiva (40%) ou porque gostam de ver o produto em mãos (34%).
Quando perguntados sobre a escolha do produto, 55% dos respondentes escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta. Na sequência, 28% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem produtos interessantes na internet, e 13% colocam o preço a frente na pesquisa por produtos dentro de uma loja específica.
“Dar um presente com qualidade aliado a um preço acessível se tornou o mais importante para o brasileiro. Por isso, é comum que o consumidor pesquise e se informe cada vez mais antes de realizar a compra”, analisa o diretor de marketing da Shopee, Felipe Piringer.
Compra com mais antecedência
Segundo a pesquisa da Shopee, para o Dia das Pais deste ano, 38% dos respondentes vão comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência. Além disso, para 29% dos consumidores, duas semanas antes da data já é suficiente para comprar o presente, enquanto 24% vão se antecipar em apenas uma semana, registrando uma diminuição de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. E cerca de 10% vão escolher o presente faltando três dias, totalizando um aumento de 2% em relação aos respondentes do ano passado.