21/08/2023 - 10:20
O Cencosud, dono de bandeiras de supermercados como GBarbosa, Bretas e Mercantil, vai lançar no Brasil seu braço de mídia. A partir de sua base de dados de consumo dos clientes, a empresa vai vender anúncios de publicidade direcionados para públicos específicos de interesse. Os anúncios poderão ser feitos tanto nas plataformas digitais de suas marcas, quanto nos pontos físicos de venda.
+ Casino fecha acordo preliminar com consórcio liderado por Kretinsky; em Paris, ação tomba 7,5%
“Hoje, o investimento inteligente está em alocar os recursos e os esforços para os canais onde o cliente está. Por meio de Cencosud Media podemos ajudar diversas marcas a complementarem suas estratégias de marketing com uma visão mais analítica, focada em dados e performance, para proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores”, diz Sebastián Los, presidente da Cencosud Brasil.
De acordo com a empresa de inteligência de mercado eMarketer, o investimento em anúncios de mídia de varejo nos Estados Unidos deve atingir US$ 45 bilhões em 2023, crescendo a taxas mais elevadas do que o investimento em publicidade digital. A premissa é de que esse mercado também está em ascensão na América Latina.
A Cencosud Media já existe no Chile, Peru, Colômbia e Argentina, países de forte atuação do Grupo. Nesses lugares, essa unidade de negócios, mostrou índices de aumento da base de novos clientes, incremento de vendas e de fatia de mercado superiores a 30%, segundo dados da companhia.
No Brasil, o Cencosud Media aposta na regionalidade como diferencial, visto que nem sempre a mesma estratégia utilizada por uma marca pode ser replicada para outras localidades por uma série de fatores culturais, sociais e econômicos.
“Ser uma das maiores supermercadistas do país nos permite conhecer essas particularidades para orientar as empresas a terem sucesso em seus investimentos e estratégia de marketing”, destaca Flavio Xavier Borges, gerente comercial Cencosud Media Brasil.
O grupo está presente em nove Estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a Cencosud Brasil atua por meio das redes de supermercado Bretas, GBarbosa, Perini, Prezunic, atacarejo Mercantil Atacado e Giga Atacado e lojas de conveniência.
A Cencosud opera no Brasil desde 2007 e teve, no segundo trimestre de 2023, receita líquida de R$ 2,5 bilhões no País, um aumento de 13,6% sobre o mesmo período de 2022, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17% e atingiu R$ 4,9 bilhões. A última linha foi de prejuízo líquido de R$ 130 milhões, frente ao resultado negativo de R$ 82 milhões um ano antes.