21/09/2023 - 17:00
De acordo com o “Guia Black Friday 2023”, 95% dos visitantes de um website não são convertidos na primeira visita. Em média, o consumidor precisa acessar de três a quatro vezes o mesmo site antes de se sentir confortável para efetuar uma compra. Sozinhas, campanhas de retargeting – focadas em conversão de vendas – cobrem 20% dos consumidores com potencial para comprar de uma marca. As informações são da martech global RTB House.
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Dados internos da RTB House mostram que as palavras-chaves na última Black Friday foram critério de qualidade, o que deve se repetir em 2023. Enquanto dados relacionados a impressões e conversões registraram queda em relação a 2021 – reforçando o menor entusiasmo dos consumidores com a data no último ano – outros KPIs, como valor de conversão e ticket médio, tiveram desempenho similar ou acima do que o registrado no ano anterior.
Apesar da queda em valores de impressões (-7,8%) e conversões (-50,3%), os consumidores de fato sensibilizados e que realizaram compras durante o período da Black Friday tiveram disposição para realizar investimentos mais altos: o ticket médio das compras foi 132%, ou seja, quem comprou na Black Friday de 2022 optou por itens mais caros. Para os varejistas, isso significou a perda em volume de usuários engajados em 2022, mas, por outro lado, ganhos expressivos nos valores de conversão e ticket médio.
Para 2023, em um cenário mais estável e sem outro grande evento disputando a atenção do consumidor – como aconteceu com a Copa do Mundo em 2022, que teve início em novembro – a tendência é a de a Black Friday poder unir o melhor dos mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a concretizar compras durante a Black Friday junto à manutenção de índices altos relacionados à valor de conversão e ticket médio.