O dólar subiu ante o iene e o euro, operando perto da estabilidade, e oscilou em pequena queda ante a libra, com investidores aguardando a decisão do Federal Reserve (Fed) de amanhã e de outros bancos centrais nos dias seguintes.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 147,85 ienes, o euro caía a US$ 1,0683 e a libra tinha alta a US$ 1,2396. Por volta das 17h, o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrava baixa de 0,06%, a 105,137 pontos.

Os dirigentes do Fed começaram a reunião de política monetária hoje, e vão publicar sua decisão na tarde de amanhã, com o mercado convicto de que a autoridade fará uma pausa em sua alta de juros. Porém, os olhos se voltam à atualização de projeções do Fed, que também será divulgada amanhã.

Segundo o Citi, o mais provável é que a mediana do gráfico de pontos do Fed aponte para mais uma alta de 25 pontos-base até fim do ano, com expectativa de que ela aconteça em novembro.

Entre outras divisas , o dólar canadense se fortaleceu hoje após o índice de preços ao consumidor do país avançar 4% em agosto e superar a projeção de analistas. No horário citado acima, o dólar se enfraquecia a 1,3445 dólar canadense. Já o iene continua se desvalorizando no Japão. Segundo a Oxford Economics, a inflação alimentar tem sido um dos principais impulsionadores da inflação geral, “mas a inflação induzida pelos custos de importação atingirá o seu pico em breve”, disse em análise.