O Brasil tem tudo para entrar em um novo ciclo de prosperidade, apesar dos desafios que ainda tem pela frente. É o que sugerem os indicadores econômicos positivos divulgados recentemente, e o andamento das reformas no Congresso. Em síntese, esta foi a avaliação geral de alguns dos principais empresários presentes no I Fórum Internacional Esfera, realizado no Pavillon Vendôme, em Paris, nos dias 13 e 14 de outubro.

O evento reuniu representantes do setor privado e políticos brasileiros e franceses — entre eles o ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy –, para tratar de temas como a relação bilateral França-Brasil, transição energética, inovação, segurança para capital estrangeito, reformas e perspectivas para o Brasil.

Dentro da pauta do fórum, um dos temas de destaque foi a transição energética. Na visão de Camila Funaro Camargo, CEO da Esfera Brasil, o Brasil, dono de uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem apostado em processos cada vez mais sustentáveis e pode ser um dos líderes da economia verde. “Estamos confiantes de que o Brasil será um protagonista natural da transição energética”, afirmou a executiva.

Entre os empresários brasileiros, estiveram presentes nomes como Abílio Diniz, do Conselho de Administração da Península Participações e membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour; Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master; Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração da Riachuelo; e Wesley Batista, um dos donos da gigante de alimentos JBS.

Outras personalidades presentes foram o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; o presidente do TCU, Bruno Dantas; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro do STF, Gilmar Mendes; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.