31/10/2023 - 8:04
Estudo realizado pelo Mercado Ads, unidade de publicidade digital do Mercado Livre, aponta que 96% dos consumidores entrevistados pretendem pesquisar suas compras online na Black Friday. Esse número em 2022 era de 80%, o que indica um expressivo aumento de interesse pelas compras online no comparativo anual.
Com relação às audiências, a pesquisa indica que 8 em cada 10 produtos buscados no Mercado Livre são genéricos, ou seja, sem marca. Além disso, 61% dos consumidores declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso.
+Setor de serviços abre no Caged 98.206 vagas em setembro; comércio, 43.465; e indústria, 43.214
“Esses dados indicam que há uma grande oportunidade para varejistas e anunciantes colocarem suas marcas e produtos em posições de destaque na data, que é a mais movimentada do varejo no Brasil”, ressalta Francesca Picchi, Diretora de Agências de Mercado Ads.
Em 2022 foram computados 50,7 milhões de consumidores navegando na plataforma e o Mercado Livre registrou um crescimento de 19%. Os dados indicam que foram feitas 1,1 milhão de buscas por dia em supermercados durante a data ano passado, 5,5 milhões em moda e 12,4 milhões em eletrônicos.
Dados internos apontam que em 2022 a plataforma ganhou 77% novos compradores na Black Friday. Marcas e vendedores que investiram na ferramenta de posicionamento de produtos do Mercado Ads cresceram 1.6 vezes mais em comparação àqueles que não investiram.
6 em cada 10 afirmam mudar de opinião no momento da compra
Sobre as categorias, a pesquisa Ipsos, encomendada pela companhia, aponta que 6 a cada 10 consumidores têm costume de fazer compras de supermercado online e 59% declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso nessa categoria.
Já em moda, 64% declaram mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso na categoria. Em eletrônicos, 53% afirmam mudar de opinião no momento da compra ou compram por impulso, e 5 a cada 10 consumidores declaram comprar produtos da categoria em datas especiais.
“Sabemos que a Black Friday é a data comercial que pode mudar o ponteiro de vendas do ano e se destacar para enfrentar a alta concorrência se torna essencial”, explica Picchi.