O sistema de recompensas – também conhecido como Reward System – tem como objetivo incentivar seus funcionários a atingir as metas da empresa e por isso serem valorizados. Sendo assim, esse sistema reflete diretamente na estrutura organizacional e nos resultados do seu negócio.

Em meio a tantas mudanças do mundo moderno, o mercado de trabalho vive momentos de grandes transformações, envolto em teorias e paradigmas sobre como se deve viver, trabalhar e administrar. Por isso as organizações estão se adaptando a um ambiente em que o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do conhecimento humano não são suficientes para ter sucesso. 

De acordo com os escritores Megginson, Mosley e Pietri Jr., do livro “Administração, conceitos e aplicações”, os administradores têm o papel de estudar a organização para proporcionar a seus funcionários um ambiente que os motive e consequentemente os estimule na busca por um melhor desempenho. 

Em uma organização não basta apenas ter ou ser um bom administrador, o sucesso de uma empresa depende significativamente da sua equipe. E com o sistema as pessoas entendem que para atingir as recompensas elas devem se esforçar de tal maneira. 

A medição dos objetivos e das métricas estabelecidas pela empresa viabiliza a implantação dos sistemas de recompensa bem como avalia o perfil da empresa e dos funcionários para definir qual desses sistemas é o mais apropriado a ser utilizado. Em geral, o objetivo da política de recompensa é vincular os interesses individuais e os da empresa entre si, recompensando os funcionários por ações que beneficiem ambas as partes.

A prática de recompensa vinculada a produção, metas atingidas, vendas, criatividade e inovação são uma realidade muito comum em países com uma legislação trabalhista mais flexível e com empresas com nível de maturidade e cultura organizacional bem definidos.

No Brasil verificamos que essa prática de recompensas vinculadas à comissão de vendas é muito diferente do tema que estamos tratando aqui. Aqui falamos de o funcionário se sentir parte integrante do todo e assim se comprometer com os objetivos da empresa.

 

Como recompensar seus funcionários? 

 

Existem várias formas de comprometer, gratificar, e recompensar seu funcionário, desde um reconhecimento público, uma folga, premiação, plano de carreira, até a hierarquia horizontal, flexibilidade de horários, sistema de PLR ou bônus.

Uma forma moderna de incentivar seus funcionários é mudar a cultura tradicional a que estamos acostumados, promovendo o incentivo à criação sem punição ao erro, um clima organizacional, ações de interação entre funcionários e seus familiares, jornada híbrida, liberdade para trabalhar e desenvolver e os próprios funcionários incentivados a treinar seus colegas.

As empresas necessitam evoluir os níveis de maturidade de seus processos, suas culturas organizacionais e o reconhecimento de seus funcionários para que tenhamos sucesso. É muito importante que os desejos da companhia sejam difundidos e explícitos a todos os funcionários, com métricas de medição e acompanhamento e regras de reconhecimento claras e acordadas.

No Brasil temos uma legislação trabalhista que dificulta o pagamento de remunerações variáveis, muitas vezes inibindo as empresas a implementarem este sistema por receio de ações trabalhistas ou até mesmo tributárias.

Mesmo com esses desafios acreditamos muito que este é o melhor sistema de motivação e engajamento do funcionário e tem como premissa básica o acordo, o entendimento de todos sobre o que a companhia espera deles e, se atingirem, o que irão ganhar. Essa prática é muito importante para alinhar expectativas de todos e criar um ambiente de objetivo comum.

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.