A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, divulgada na última quinta-feira, 9, pela Serasa, revelou que 59% das dívidas de cartão de crédito entre os brasileiros são referentes a compras em supermercados.

De acordo com o levantamento, que ouviu em outubro 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres, o segundo maior responsável pelo endividamento com cartão são as compras de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos, representando 46% das dívidas, e, em seguida, gastos com remédios e tratamentos médicos, com 37%.

+Banco do Brasil renegocia R$ 770 mi em dívidas do Fies em quatro dias

As dívidas de cartão de crédito impactam 55% dos brasileiros endividados em 2023, 2 pontos percentuais acima do que era em 2021 e 2022. Nos anos anteriores à pandemia esse índice era ainda maior: 76% em 2018 e 71% em 2019, o que mostra que a volta da rotina fora de casa levou a uma aceleração dos gastos com cartão de crédito.

O estudo também identificou que o brasileiro continua com esperança de honrar com as dívidas, apesar das dificuldades econômicas. De acordo com o levantamento, esse Índice de esperança dos endividados cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Feirão

Com o propósito de reduzir a inadimplência no Brasil, a Serasa faz em novembro o Feirão Limpa Nome. Até 30/11 os consumidores podem negociar dívidas com até 99% de desconto com mais de 500 empresas, como bancos, lojas, empresas de telecomunicações, entre outras. Pela primeira vez, as concessionárias Neoenergia, Light e Enel também participam da ação.

Para negociar basta acessar o aplicativo ou site www.serasa.com.br.