A consultoria de gestão empresarial Korn Ferry realizou uma pesquisa com 265 empresas brasileiras que aponta como é o perfil dos estagiários no país. 

De acordo com o levantamento, São Paulo é o estado com maior média salarial tanto para os estagiários com carga de trabalho de quatro horas (R$ 1.862) quanto para os que trabalham seis horas (R$ 2.323).

+Governo recua e suspende portaria que restringe trabalhos aos domingos e feriados

As empresas têm, em média, 2.8% de estagiários em relação ao número total de funcionários. Entre os cursos priorizados, administração é o mais demandado, com 61%. Engenharia de produção vem logo atrás, com 58% e o curso de engenharia elétrica tem 54% da procura das empresas. 

Outra informação é sobre a tão sonhada efetivação. Em média, 29% dos estagiários são efetivados. 87% das empresas também responderam que é possível que um estagiário seja efetivado antes do final do contrato.  

O benefício mais oferecido para esses profissionais é o vale refeição ou restaurante, com 91%. 67% das empresas afirmam que oferecem plano médico; 50% plano odontológico e 39% vale alimentação para ser usado em supermercados. 

Sobre o reajuste no salário, 65% dizem que oferecem anualmente e 14% de forma bianual. 49% dos aumentos são motivados pela remuneração paga pelo mercado; 14% por acordo coletivo; 11% leva em conta a inflação do período; 7% pelo aumento do salário mínimo e 19% das empresas afirmam que não há reajuste. 

Para 51% das empresas pesquisadas, o candidato falar inglês é considerado um diferencial; 11% exigem que o candidato tenha conhecimento intermediário do idioma; e 33% responderam que não é um requisito para a contratação de um estagiário.