23/11/2023 - 19:38
A Black Friday acontece na sexta-feira, 24, e dados do Mercado Pago já registram um aumento de 25% no volume de vendas, comparando de 18 a 21 de novembro aos dias da semana equivalentes ao ano anterior, de 19 a 22 de novembro. As transações por Pix mais do que duplicaram no período.
“Estamos olhando atentamente para a data para apoiar nossos vendedores e clientes e, já notamos que, embora ainda haja uma grande preferência dos consumidores por cartão de crédito, o Pix também vem ganhando espaço e o uso desse meio de pagamento mais do que duplicou nesta semana de Black Friday”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago
+Procon lista 78 sites para consumidor evitar em compra na Black Friday
Até o momento, os segmentos que mais estão vendendo na Black Friday são serviços, eletroeletrônicos, saúde e bem-estar e moda. O dia 17 de novembro foi o dia que mais movimentou o varejo durante o mês.
Outra novidade que fez com que o ticket médio das vendas de pequenas e médias empresas (PMEs) aumentasse foi a Point Tap, solução do banco que transforma o smartphone em maquininha de cartão.
“Enxergamos um aumento de 25% no ticket médio de transações com essa solução comparando o segundo com o terceiro trimestre deste ano”, explicou Claudianne Andrade, head de operações do Mercado Pago no Brasil.
35% das PMEs esperam faturar 20% a mais este ano
Para embasar as ações de apoio na preparação dos vendedores para a Black Friday, o Mercado Pago realizou uma pesquisa com mais de 6 mil PMEs. Desse total, 77% afirmam estar otimistas e 35% esperam faturar 20% a mais do que na edição passada. O estudo revela ainda que os vendedores estão apostando mais em volume de vendas: 64% esperam um ticket médio de até R$ 100.
Outro destaque do levantamento é que mais da metade (58%) das PMEs já percebeu as oportunidades da antecipação da data: 1 a cada 3 vendedores começaram as promoções em outubro, enquanto 30% no início de novembro. Mais da metade (52%) dos entrevistados está apostando na realização de mais promoções e o Pix tem sido a grande aposta dos vendedores.
Para incentivar o uso do Pix, a maioria (82%) dos vendedores pretende oferecer alguma vantagem aos consumidores, sendo que 89% pretendem dar mais descontos para quem pagar com este meio de pagamento. “A estratégia de incentivar o pagamento por Pix oferecendo mais descontos na Black Friday teve aumento de 34 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, concluiu Davanço.