29/11/2023 - 8:05
O prazo para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, é nesta quinta-feira, 30 de novembro. Já a segunda parte, que vem com descontos, deve ser quitada pelas empresas até o dia 20 de dezembro.
+ Empresa atrasou a primeira parcela do décimo terceiro? Saiba o que fazer
Cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A cada mês trabalhado, o colaborador tem direito a 1/12 do salário no ano. Dessa forma, o décimo terceiro é igual ao mesmo valor do salário mensal do empregado, se o vínculo for de pelo menos 12 meses.
Como calcular o pagamento do 13º?
O pagamento do décimo terceiro pode ser feito de duas formas: em uma parcela, com o valor total, ou em duas parcelas, opção geralmente escolhida pela maioria das empresas.
O valor equivale a um mês de salário líquido, descontando o Imposto de Renda e o INSS na segunda parcela. O cálculo do pagamento é feito pela divisão da remuneração integral por doze (número de meses do ano) seguida da multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.
Calculadora online
Caso precise de auxílio, alguns sites de fintechs e organizadoras financeiras disponibilizam de graça calculadoras online para estimar o décimo terceiro, como a Mobillis e a iDinheiro. É preciso ter em mãos dados como o valor do salário integral, valor médio de horas extras mensais (se houver) e o número de meses trabalhados. A ferramenta também mostra os descontos feitos na segunda parcela. Veja a seguir: