A Shopee divulgou nesta segunda, 11, os resultados de sua pesquisa in-app sobre os hábitos de compras dos brasileiros para a temporada de Natal. O estudo revela que os usuários pretendem investir, em média, R$ 450 em presentes. Além disso, outra descoberta do levantamento é a crescente popularidade do Pix como método de pagamento, escolhido por 50% dos consumidores, seguido de perto pelo cartão de crédito, preferido por 34%.

O estudo realizado com os consumidores da plataforma revelou também que a preferência pela praticidade e segurança impulsiona 66% dos entrevistados, que afirmam realizar as compras de datas sazonais de forma online. Entre as categorias de presentes mais procuradas, as roupas femininas lideram com 45%, demonstrando que a moda é uma escolha de destaque para presentear na data. Em seguida, aparecem casa, cozinha e decoração (38%), calçados (37%) e brinquedos (36%).

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Planejamento e decisão de compra 

Com relação ao planejamento de compras, mais de 60% dos entrevistados aproveitaram as ofertas da Black Friday para garantir seus presentes de Natal, demonstrando uma tendência crescente de antecipação às compras de fim de ano. Adicionalmente, 46% planejam comprar com três semanas ou mais de antecedência, enquanto apenas 25% deixarão para as duas semanas antes do Natal.

“Os resultados da pesquisa destacam o crescente planejamento dos brasileiros ao adquirir presentes em ocasiões especiais, refletindo uma crescente adaptação ao comércio online. Nesse contexto, nossa dedicação tem se concentrado em proporcionar vantagens distintas em nossa plataforma, por meio de iniciativas como cupons, ofertas e lives exclusivas para cada ocasião”, destaca Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.

Quanto às escolhas de presentes, 38% ainda não decidiram, mas entre aqueles que já escolheram, 93% optam por presentear familiares, 24% amigos e 14% o(a) parceiro(a). Para a maioria (63%), é crucial que os presentes ofereçam um bom custo-benefício e tenham preços acessíveis. Ao serem questionados sobre suas preferências de compra, 52% dos entrevistados destacaram que primeiro procuram o presente desejado para, em seguida, buscar a loja com a melhor oferta.

Acerca das melhores formas de busca na hora da escolha, 40% disseram usar o Google como principal referência, 35% escolhem presentes em lojas recomendadas e 30% contam com indicação de terceiros.