05/01/2024 - 16:35
Já está disponível para os trabalhadores nascidos em janeiro o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O acesso aos valores ocorre de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Em vigor desde 2020, essa modalidade permite que o trabalhador que tenha valores no FGTS possa sacar uma parte dele no mês de seu aniversário.
+Balança comercial fecha 2023 com saldo recorde de US$ 98,838 bi
Confira o calendário completo
Janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro: saques de 1º de fevereiro e 30 de abril
Março: saques de 1º de março a 31 de maio
Abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
Maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
Junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
Julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
Agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
Outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
Novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
Como sacar?
A Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco, sem custo.
As retiradas também podem ser feitas nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão.
Como aderir?
A adesão a esse tipo de modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.
Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário.
Qual é o limite do saque?
O trabalhador tem um limite de saque que varia de acordo com os valores que existem na sua conta do FGTS. Caso ele tenha R$ 500, poderá sacar até 50% do valor. Confira a tabela completa.