30/01/2024 - 16:32
Após participarem do Meu Diploma do Ensino Médio, 5.264 entregadores e entregadoras do iFood conseguiram se formar. O programa promovido pela plataforma oferece bolsas 100% gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Em 2023, em sua segunda edição, o programa registrou um crescimento de 500% em relação a 2022 e chegou a contemplar mais de 14 mil entregadores e entregadoras de todo o país com as bolsas de estudo, dos quais mais de 8.300 realizaram a prova.
+Sistema de consórcios cresce 25% e movimenta R$ 316,7 bi em 2023
Segundo o IBGE, em 2022, apenas 53,2% das pessoas no Brasil com 25 anos de idade ou mais concluíram a educação básica, ou seja, possuíam, no mínimo, o ensino médio completo. Com o programa, o número de entregadores e entregadoras já representa 2,3% de todos os presentes na prova do Encceja em 2023.
“Investir no aprendizado é fundamental para a transformação social e o programa Meu Diploma do Ensino Médio contribui para os entregadores e entregadoras ampliarem suas perspectivas para o futuro. Atualmente, cerca de 70 mil profissionais cadastrados na plataforma não concluíram o ensino médio e nosso sonho é que todos esses nossos parceiros possam romper essa barreira acadêmica”, comenta Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.
O programa é realizado em parceria com a Termine Seus Estudos, especializada no curso preparatório para o Encceja. O exame, aplicado pelo Governo Federal, é realizado presencialmente e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.
Entregadores tem acesso a desconto em cursos universitários
O entregador Matheus Ferreira, 28, que atua na plataforma há quatro anos, afirma que participar do programa o ajudou a superar um de seus principais obstáculos, já que que precisou parar de estudar logo cedo para trabalhar. Matheus também elogiou o curso, pois ele é fácil de acompanhar.
Formado em dezembro, Matheus já se inscreveu em outro programa oferecido pelo iFood, o Potência Tech, que proporciona cursos em tecnologia com foco em empregabilidade na área. Os entregadores têm acesso a até 80% de bolsa para cursos superiores pela Faculdade das Américas (FAM). Atualmente, 138 entregadores que se formaram pelo Meu Diploma do Ensino Médio em 2022 já estão na faculdade utilizando o apoio. Além disso, podem ingressar em um dos cursos profissionalizantes de tecnologia para atuarem na área de programação e análise de dados por meio do programa Potência Tech, também oferecido pelo iFood.