O Mercado Pago realizou um levantamento para apurar o impacto positivo do Carnaval nas vendas. O resultado revela aumento de 64% no número total de transações processadas por pequenos vendedores de todo o país, comparando os dias de Carnaval (de 10 a 13 de fevereiro) ao mesmo período de janeiro.

Para pagar o consumo nos blocos, o cartão de crédito foi eleito o preferido dos foliões, com o cartão de débito e o Pix ocupando a segunda e terceira posição, respectivamente. O ranking dos meios de pagamentos mais usados segue o padrão de 2023, com aumento de 5 p.p. no uso de Pix.

+Fiagros têm captação líquida de R$ 20,5 mi em janeiro e PL chega a R$ 34,4 bi, diz Anbima

“Quando comparado o volume total de pagamentos dos empreendedores do Mercado Pago no Carnaval deste ano versus o Carnaval de 2023, o crescimento foi de 34%. E para apoiá-los a aproveitar esse período de alta demanda, oferecemos benefícios como o dinheiro na hora para que pudessem comprar mercadorias e cumprir com as despesas no mesmo dia”, analisa Daniel Davanço, country head para empresas do Mercado Pago.

“Além disso, este ano, vimos uma grande adesão dos consumidores ao pagamento por aproximação, diante da praticidade e segurança que esse meio oferece, o que deixou o uso de cartão, seja crédito ou débito, em evidência nos blocos”, completa.

Pesquisa revela que 80% dos ambulantes faturaram até R$2.500 no Carnaval de Rua

O banco aproveitou para fazer uma pesquisa exclusiva com mais de 600 ambulantes cadastrados que trabalharam durante o Carnaval de Rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. De acordo com o resultado, 80% deles faturaram até R$2.500 no evento. Além disso, dados demográficos também mostraram que 54% dos vendedores são mulheres, 46% são homens, sendo que 74% têm entre 30 e 59 anos. Dos respondentes, 58% afirmam que utilizaram a opção de receber o dinheiro no mesmo dia, ofertada pelo Mercado Pago, para abastecer o seu estoque.