Como no ano passado, os contribuintes que optarem por essa modalidade terão prioridade na hora de receber a restituição. Para ter acesso à declaração pré-preenchida, porém, é necessário ter uma conta Gov.Br. Veja a seguir como criar.

Este ano, a entrega da declaração começa no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio.

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A declaração pré-preenchida reduz as chances de erros e o risco de cair na malha fina, além de agilizar o processo de declaração para milhões de brasileiros. O recurso capta informações atualizadas de 2023, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Segunda a Receita, entre as novidades do Imposto de Renda 2024 está a ampliação da disponibilidade da declaração pré-preenchida, agora acessível para 75% dos declarantes.

Como criar a conta Gov.Br para fazer a declaração pré-preenchida

Criar uma conta no Gov.br é essencial para acessar serviços do Governo Federal, como o INSS, Receita Federal e a Carteira de Trabalho Digital. O login unificado usa o número do CPF de cada cidadão e o cadastro pode ser feito via celular ou computador.

A forma de registro mais comum no portal envolve o uso do reconhecimento facial no app para Android e iOS, mas ainda é possível obter uma conta a partir do Internet Banking ou dos dados pessoais do indivíduo.

Criar conta Gov.br pelo celular

Este método é considerado pelo próprio Gov.br como o melhor e mais seguro para obter um cadastro. Siga os passos:

  1. Abra o Gov.br (Android iOS);
  2. Digite o CPF para avançar;
  3. Aceite os termos;
  4. Toque em “Fazer reconhecimento facial”;
  5. Aponte a câmera para o rosto e aguarde;
  6. Confirme CPF e nome completo;
  7. Use o endereço de e-mail ou telefone celular para verificar a conta;
  8. Informe uma senha e salve.

Também é possível começar o processo de cadastro a partir do computador. Nesse caso, o Gov.br exibe um QR Code que precisa ser escaneado no app para celulares para concluir a verificação facial.

Criar conta Gov.br pelo Internet Banking

É recomendável seguir com essas opções no computador:

  1. Entre em sso.acesso.gov.br;
  2. Selecione “Login com seu banco”;
  3. Escolha um dos bancos credenciados;
  4. Realize o processo de login na página do banco;
  5. Reforne ao gov.br e confirme os dados cadastrais;
  6. Insira um e-mail ou número de telefone celular;
  7. Digite o código de verificação recebido;
  8. Escolha uma senha e salve as opções.

Criar conta Gov.br pelo próprio site via computador

Esta alternativa pode ser mais rápida do que as outras, mas gera uma conta com nível de segurança baixo e talvez seja necessário atualizá-la no futuro. Veja o passo a passo:

  1. Entre em sso.acesso.gov.br;
  2. Digite o CPF e clique em “Continuar”;
  3. Aceite os termos e avance;
  4. Preencha o formulário com dados como nome da mãe e data de nascimento;
  5. Insira um e-mail ou número de telefone celular;
  6. Receba e digite o código de verificação;
  7. Escolha uma senha e finalize o cadastro.

A conta Gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. A certificação bronze garante acesso limitado aos serviços e não permite usar recursos com dados mais sensíveis, enquanto o selo ouro fornece acesso completo a todas as funções compatíveis com o login.

Quem cria a conta com os dados do Internet Banking ou com a validação facial automaticamente recebe o nível prata, mas é possível aumentá-lo ao nível ouro com certificado digital ou validação com os dados biométricos do Tribunal de Justiça Eleitoral.

Como fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024

O programa do Imposto de Renda 2024 será liberado para download também no dia 15 de março. Mas lembre-se, o próprio programa avisa o usuário que o uso da pré-preenchida se sobrepõe às informações que o contribuinte pode, eventualmente, corrigir. Por isso, é necessário atenção aos dados pré-preenchidos pela Receita.

Se esse tipo de declaração for um problema para você, clique em “não” ao ser questionado se deseja importar os dados da declaração pré-preenchida.

  • Abra o IRPF2024, clique em “Nova” e escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida;
  • Em seguida, informe se a declaração é “própria” ou se vai fazer a de outra pessoa, “por procuração”;
  • O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte;
  • Ao clicar em “Sim”, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha.

Após confirmar as informações, retorne ao programa IRPF 2024, que ainda será disponibilizado pela Receita, e conclua a importação dos dados da declaração pré-preenchida.

Importante ressaltar que, antes de fazer a declaração, mesmo a pré-preenchida, é importante o contribuinte conferir todas as informações e complementar os campos em branco antes de enviar o documento.