09/05/2024 - 9:28
Vem aí a Atlântica D’Or. A Rede D’Or São Luiz anunciou que está criando uma joint venture (parceira) com a Atlântica Hospitais — a rede hospitalar da Bradesco Seguros, para criar uma nova rede de hospitais, em um movimento que os dois grupos até então rivais.
Inicialmente, o acordo envolve o Hospital Macaé D’Or, o São Luiz Alphaville e o São Luiz Guarulhos — que já estão em fase de construção e tem previsão de entrega para o segundo semestre.
O valor do investimento nas instalações em construção, no montante estimado de R$ 1,156 bilhão será arcado proporcionalmente pelas partes.
“Está sob análise o potencial desenvolvimento conjunto de futuros novos hospitais em outras praças, em particular em Taubaté e Ribeirão Preto, ambos no Estado de São Paulo, cujos ativos já foram oferecidos à Atlântica Hospitais no âmbito da parceria”, informou a Rede D’Or, em comunicado ao mercado.
A Rede D’Or será a operadora hospitalar e terá 50,01% do capital da parceria.
“A consumação da parceria está sujeita ao cumprimento de certas condições suspensivas usuais em operações
desta natureza, incluindo as devidas aprovações regulatórias”, destacou o comunicado.
Impacto no mercado
O CEO da Rede D’Or, Paulo Moll, disse ao site Brazil Journal que o acordo não inclui nenhuma exclusividade para novos projetos, mas que “naturalmente” a companhia vai avaliar a inclusão na joint venture de novos projetos.
O acordo vem num momento de forte consolidação e concentração do setor. A Rede D’Or é o maior prestador de serviços da Bradesco Seguros, que por sua vez é o maior cliente dos hospitais da D’Or.
A equipe de analistas da Ativa considera a parceria positiva para ambas as empresas, especialmente para a Rede D’Or. “A coparticipação se torna mais uma alternativa para o crescimento e consolidação da rede hospitalar, possibilitando a diluição de Capex com um parceiro estratégico. Além disso, os hospitais já nascem com uma sólida fonte pagadora por trás. Para o Bradesco, a estratégia acelera sua entrada em ativos hospitalares e logo em cooperação com a maior empresa do segmento. Por fim, o movimento também afasta temores de um crescimento do atrito entre as companhia após a incorporação da SulAmerica pela Rede D’Or”, disse a corretora, em nota para clientes.