16/05/2024 - 10:38
Os investidores brasileiros têm um objetivo predominante na hora de aplicar dinheiro em produtos financeiros: comprar a casa própria. Segundo pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os imóveis foram o principal destino de 33% das aplicações feitas em 2023, um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Segundo o superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, Marcelo Billi, o sonho da casa própria é maior entre os investidores mais jovens e se fortaleceu após a pandemia de Covid-19.
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O segundo maior objetivo dos investidores é manter o dinheiro aplicado, que corresponde a 20% dos entrevistados. O percentual de pessoas que preferem essa opção se manteve estável em relação ao ano passado.
Já os investimentos para abertura de negócio próprio e para cursos e educação caíram neste ano e passaram a representar os objetivos de 8% e 6% dos participantes da pesquisa, respectivamente. Veja quadro abaixo:
Outras prioridades entram na conta quando se analisa os objetivos por classes. Entre investidores das classes A/B, viagens e aposentadoria estão entre os principais motivos. E as classes D e E são as que mais querem empreender.
A compra de carro, moto ou caminhão, o futuro dos filhos, o pagamento de dívidas e a preocupação com a saúde também apareceram entre as intenções dos investidores, mas em menores proporções. Esta foi a 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Anbima em parceria com o Datafolha.
Prioridades entre boomers, millennials e gerações Z e X
Comprar um imóvel e ter a casa própria é o principal objetivo para o destino dos investimentos dos millennials (28 a 42 anos), com 37%, e das gerações Z (16 a 27 anos), também com 37%, e X (43 a 62 anos), com 32%.
Já os boomers preferem manter o lucro aplicado (28%), comportamento que aparece em segundo lugar entre as pessoas de 16 a 42 anos.
Dedicar o retorno dos investimentos para viagens, passeios e atividades de lazer é uma característica identificada, principalmente, entre os boomers (16%), mas a geração X também mostra interesse (11%), seguida dos millennials (9%).
Comprar um carro ou uma moto (17%) e investir em um negócio próprio (11%) são escolhas com maior destaque entre a geração Z.
Já a geração X é a que apresenta o maior índice entre as demais (11%) no desejo de usar o retorno das aplicações para a aposentadoria.