24/05/2024 - 16:50
RESUMO
• Chilli Beans é terceira maior ótica do Brasil, atrás de Óticas Carol (Luxottica) e Óticas Diniz.
• A empresa pretende levar o conceito das lojas da Linha Vermelha e transformar os óculos de receituário em acessórios de moda
No segmento popular de óculos de sol, a marca Chiili Beans se tornou no Brasil quase sinônimo de produto, status que a americana Ray-Ban conquistou em todo o mundo algumas décadas atrás. Guardadas as devidas proporções na comparação, outra característica em comum é a ambição por crescimento. A empresa fundada e comandada pelo empresário Caito Maia definiu um ousado plano de expansão, que vai além dos óculos de sol. A estratégia agora é avançar no segmento de lentes com receita, os famosos óculos de grau.
Por isso, a rede Ótica Chilli Beans colocou foco no chamado “Plano 400”, um projeto que prevê a abertura de 400 óticas de rua até o final de 2025. Atualmente, a marca conta com cerca de 300 lojas abertas, sendo 10% na rua.
O objetivo é pulverizar um formato de loja mais acessível – a exemplo dos produtos que a fizeram ser conhecida. Um dos principais diferenciais um investimento abaixo dos demais pontos, a partir de R$ 190 mil, e com maior apelo para a rua, como forma de oportunidade para novos entrantes e para atender o consumo de ótica desta categoria.
Além disso, as óticas irão contar com vitrines maiores, para chamar a atenção do consumidor, valores mais acessíveis em armações e lentes, além de uma comunicação focada em promoções, com auxílio de geolocalização, em cada ponto de venda.
• Inaugurada oficialmente em 2019, a Ótica Chilli Beans se consolidou no mercado e hoje é considerada a terceira maior do Brasil, embora esteja distante das líderes Óticas Carol (Luxottica) e Óticas Diniz.
• O avanço e a aposta na marca se intensificaram ainda mais durante a pandemia, quando os óculos de grau passaram a ser mais procurados dentro das lojas da Chilli Beans Vermelha, considerada a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina.
• Foi aí que Caito Maia, fundador de ambas as marcas, viu a oportunidade de alavancar no mercado de ótica.
• Até 2020, os óculos de grau representavam 20% das vendas da rede de lojas, com o avanço na pandemia passaram a representar 50% das vendas.
Inspirada em uma barbearia cubana do século 20, a Ótica Chilli Beans inaugurou sua primeira unidade em 2019, no Shopping Cidade São Paulo e, hoje, é a terceira maior rede do Brasil, com mais de 250 unidades em operação.
De acordo com Maia, a rede é pioneira no formato de self-service ótico, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e a primeira no segmento a ter ponto de venda monomarca. De acordo com o executivo, o objetivo sempre foi proporcionar uma experiência “diferenciada ao consumidor, em um ambiente aconchegante e moderno, são especialistas em estilo e qualidade em armações, além de contar com excelência técnica nas melhores lentes do mercado, como Varilux e Crizal”.
NA RUA
De acordo com informações da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), entre março de 2023 e mesmo período de 2024, as vendas em lojas de rua cresceram 11% e o faturamento 18%, enquanto em lojas de shoppings o crescimento foi menor, marcando 10% de alta nas vendas e 11% no faturamento, pontuando uma migração do comportamento do consumidor.
Enquanto os shoppings se tornam centros voltados para entretenimento e serviço, o consumo fica focado em lojas de rua, nos bairros. Com isso em mente, o “Plano 400” atende uma demanda do mercado e abre o caminho para expansão que Caito procurava.
Segundo ele, o objetivo é não ser uma ótica engessada, com produtos trancados numa vitrine. A ótica pretende trazer o mesmo conceito das lojas da Linha Vermelha e transformar os óculos de receituário em acessórios de moda. “Nós já somos a maior marca de óculos escuros da América Latina e agora estamos entrando forte no mercado de grau, queremos estar entre os maiores nesse segmento e trabalhamos para isso”, afirmou Caito.