28/05/2024 - 7:00
Anunciada em fevereiro de 2024, a compra da marca Playcenter pela Cacau Show foi aprovada pelo Cade em abril. Unindo o chocolate ao entretenimento, o CEO da companhia Alê Costa acredita que oferecer novas experiências ao clientes pode reforçar ainda mais a imagem da Cacau Show no varejo nacional.
“Nós estamos bem animados com esse negócio. A Cacau Show sempre foi sobre cacau e sobre show, é sobre experiência”, explicou Costa. Ele também afirmou que o primeiro parque será inaugurado no Grand Plaza Shopping, na cidade de Santo André, na Grande São Paulo, no dia 13 de junho.
O primeiro Playcenter Family já sob a direção da nova empresa vai falar sobre o cacau e o chocolate e aposta em brinquedos e atrações temáticas contar a história do cacau desde o seu uso pelas civilizações Maias e Astecas. O parque vai ficar em uma área de 3 mil m².
“O projeto já existia antes da aquisição e nós estamos dando uma ‘achocolatada’ nele”, explicou Costa. O Playcenter Family é um modelo que já existe no Shopping Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. Nele, há brinquedos como carrossel, montanha-russa e sky tower, além de um teatro.
A Cacau Show não deu detalhes sobre o novo parque, mas a junção de atrações infantis com o chocolate não é novidade. A empresa já conta com a sua Mega Store na cidade de Itapevi, que possui montanha-russa além de gelateria e cafeteria.
O terreno onde ficava o antigo Playcenter, na Marginal Tietê, hoje possui torres comerciais e uma escola, além de uma mata preservada e não foi adquirido pela companhia. O icônico parque ocupava uma área de 85 mil m². Após o fechamento do parque, em 2012, seus brinquedos foram adquiridos por outros locais, como o Hopi Hari, a Cidade das Crianças e o Animália Park.
Além dos parques com a marca do Playcenter, a Cacau Show também está presente no mercado hoteleiro. O Bendito Cacao é o hotel temático de chocolate onde os hóspedes tem workshops com receitas e outras experiências com os produtos da marca. A rede já conta com hotéis em duas cidades: Campos de Jordão e Águas de Lindóia.
Obstáculos com o preço do cacau
O mundo está em alerta por conta do preço do cacau no mercado internacional. Entre 2023 e 2024 a matéria-prima dobrou de preço, atingindo em cheio as empresas produtoras de chocolate.
Costa conta que essa movimentação é preocupante e que a Cacau Show vai investir na produção da matéria-prima nos próximos anos para ficar menos sensível ao cacau que vem principalmente da África Ocidental
“Como somos uma empresa grande, conseguimos, no volume, compensar um pouco desse aumento, mas não estamos deixando de sofrer esses impactos. Nós já temos hoje uma parceria com um empresário do ramo da citricultura para plantarmos 7 mil hectares de cacau. Nossa ideia é que entre 7 e 10 anos nós sejamos autônomos em relação a principal matéria-prima”, encerrou.