28/05/2024 - 15:31
O navio Explorer NO. 1 da BYD atracou pela primeira vez no Brasil na segunda-feira, 27, no Porto de Suape (PE). O primeiro navio da companhia trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional.
A embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e mede 199,9 metros. Essa foi apenas a segunda viagem do navio, que levou 27 dias da China até o Brasil. O primeiro navio da companhia foi entregue em janeiro.
+BYD vê Brasil como principal mercado fora da China e mira estar no Top 3 do país até 2028
Nos cinco primeiros meses do ano a montadora já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no país no ranking geral entre todas montadoras de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Operação de fábrica na Bahia deve começar no fim do ano
A empresa deve começar a montar seus veículos na fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, no final do ano e produzir os carros a partir da metade de 2025.
“O Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia, e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. O país tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável”, afirmou Alexandre Baldi, consultor especial da marca.