13/06/2024 - 20:48
O governo de Alagoas realizou na noite desta quinta-feira, 13, um evento que reuniu empresários nacionais e internacionais interessados em investir no estado.
O InvestAlagoas aconteceu no coração financeiro da capital paulista, e reuniu autoridades e investidores para destacar o ambiente de negócios favorável, a diversificação econômica e o alto potencial de crescimento do estado.
O Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 6,5% em 2023, sendo o quarto que mais cresceu no Brasil e o que mais cresceu na região Nordeste. De acordo com o governador Paulo Dantas, o estado tirou, no ano passado, 100 mil pessoas da extrema pobreza.
Na abertura do evento, Dantas comemorou os números e também afirmou que Alagoas é o estado que mais investe recursos próprios no país depois de conseguir organizar a situação fiscal.
“A gente consegue arrecadar mais mesmo diminuindo impostos, porque os empresários têm reinvestido no estado. As empresas têm enxergado o nosso estado como uma oportunidade de desenvolver seus negócios”, reforçou.
De acordo com dados do governo, o estado investiu R$ 2,712 bilhões em 2023, sendo aproximadamente 90% provenientes de recursos próprios.
Além do governador, o ministro dos transportes e ex-governador do estado Renan Filho, o presidente do Banco do Nordeste Paulo Câmara e o Secretário de Relações Federativas e Internacionais do estado Hugo Leahy participaram do evento.
Nordeste precisa crescer mais rápido
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, comemorou o evento e reforçou o compromisso da instituição em fazer a região Nordeste crescer mais rápido do que o restante do país para diminuir a desigualdade social.
“Em mais de um ano nós conseguimos um recorde de R$ 50 bilhões em investimentos, um aumento de 30% em relação a 2022”, disse.
Câmara também avalia que o estado de Alagoas vem se tornando um estado cada vez melhor para os investimentos. “Para se ter um bom ambiente de negócios é preciso ter três condições: boa infraestrutura, incentivos fiscais e mão de obra qualificada, e Alagoas vem melhorando em todas essas condições”, afirmou.