08/07/2024 - 16:25
A Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras, anunciou nesta segunda-feira, 8, uma licitação internacional para a contratação de quatro navios da classe “Handy”, com capacidade de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto, com o primeiro lançamento de embarcação previsto para o primeiro semestre de 2026.
+ Preços médios de gasolina e diesel estão abaixo do mercado externo, dizem especialistas
Os navios subsequentes deverão ser lançados ao mar a cada seis meses, até meados de 2028, segundo a companhia.
A concorrência será aberta a empresas locais e internacionais, disse o presidente-executivo da Transpetro, Sergio Bacci, mas os estaleiros no Brasil poderão obter acesso ao Fundo da Marinha Mercante (FMM) e a Petrobras levará em conta os impostos de importação ao avaliar as propostas.
“As aquisições de navios que estamos anunciando hoje são, sem dúvida, um grande estímulo para a indústria naval brasileira e esperamos que os estaleiros nacionais aproveitem essa oportunidade”, disse Bacci, durante entrevista coletiva de imprensa, no Rio de Janeiro, sobre o tema.
As empresas interessadas têm o prazo de 90 dias para apresentar suas propostas. A previsão de divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato é dezembro deste ano.
As encomendas, segundo a Transpetro, integram um programa de renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras. Atualmente, 16 navios de cabotagem fazem parte desse programa e estão previstos no Plano Estratégico da petroleira para período de 2024 a 2028, enquanto outros nove estão em estudo.
O anúncio ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionar a Petrobras a ajudar a fortalecer a indústria naval do país, que ele considera fundamental para a criação de empregos, depois de ter perdido relevância na última década após escândalos de corrupção envolvendo diversas obras.
Em nota, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o programa dará mais capacidade à logística de petróleo e derivados.
“É um marco do início de contratações que vão contribuir para fortalecimento da indústria naval e offshore nacional”, disse Chambriard.
Maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina, a Transpetro opera atualmente 48 terminais, sendo 27 aquaviários e 21 terrestres, cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios.
Além de atender à Petrobras, a Transpetro presta serviços a distribuidoras, indústria petroquímica e diversas empresas do setor de óleo e gás. Hoje reúne uma carteira com mais de 160 clientes.