11/07/2024 - 17:03
A Vale assinou um acordo com a Komatsu para desenvolver e testar caminhões movidos a uma mistura de diesel e etanol em parceria com a Cummins. A iniciativa faz parte dos esforços da mineradora para reduzir as emissões de carbono.
A ação dá início ao programa Dual Fuel, que deverá contribuir para a Vale alcançar a meta de reduzir em 33% as emissões de escopo 1 e 2 (diretas e indiretas) até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050.
As emissões de diesel correspondem a 15% das emissões diretas da Vale, com o caminhão fora de estrada sendo o maior consumidor de diesel e maior emissor de CO2 entre os equipamentos de mina. A opção pelo etanol se justifica, segundo a mineradora, por já ser um combustível adotado em larga escala no Brasil com uma rede estabelecida de fornecimento.
Os novos caminhões serão os primeiros desenvolvidos no mundo com capacidade de carregamento entre 230 e 290 toneladas a rodar com etanol no tanque. Os veículos devem utilizar até 70% de etanol na mistura e a redução das emissões diretas de CO2 será de até 70% em relação aos veículos movidos a diesel.
Para o diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale, José Baltazar, retirar o diesel das operações de mina da Vale é fundamental para alcançar as metas de descarbonização. “A aplicação da solução na frota existente, sem a necessidade de aquisição imediata de novos caminhões, é um excelente caminho para avançarmos com o processo de descarbonização, mantendo nosso foco em eficiência produtiva”, disse ele em nota.