O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, 12, pelo décimo pregão seguido, encostando nos 129 mil pontos. O principal índice da B3, a bolsa brasileira, subiu 0,47% hoje, atingindo 128.896,98 pontos. Com o desempenho desta sexta, o índice registra ganho de 2,08% na semana e de 4,03% até agora no mês, que não teve nenhum fechamento negativo. Contudo, no acumulado do ano, segue no vermelho, com queda de 3,94%.

+ Haddad atribuiu má avaliação da economia a desinformação nas redes 

Levantamento da Elos Ayta mostra que o Ibovespa não registrava sequência de 10 altas seguida desde janeiro 2018. Segundo o economista Einar Rivero, da Ayta, esse comportamento do índice é raro, só visto cinco vezes neste século, e destaca a reversão de gatilhos negativos e otimismo renovado no mercado.

“Após um primeiro semestre com um cenário de aversão ao risco, alimentado pela expectativa de juros altos nos EUA e turbulências políticas internas, o segundo semestre trouxe a calmaria tão esperada. Os dois maiores vilões da queda no índice parecem estar perdendo força. O mercado, finalmente, parece ter deixado o pessimismo no passado”, avalia Einar.

O economista destaca ainda que, neste período de altas, o índice ganhou 4.990,43 pontos, e não atingia esse patamar de pontuação desde 8 de maio de 2024, quando bateu nos 129.480 pontos.