Os futuros de cobre operam em leve baixa em Londres e Nova York nesta manhã, após o fraco desempenho dos mercados acionários chineses, que hoje fecharam no vermelho pelo segundo dia consecutivo, e à espera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

A Bolsa de Xangai, a principal da China, teve queda de 2% na sessão desta quinta-feira, após recuar 1,3% ontem. O país asiático é o segundo maior consumidor mundial de cobre e de outros metais básicos.

Além disso, o BCE anuncia o resultado de sua reunião de política monetária logo mais, às 9h30 (de Brasília). A maioria dos analistas prevê que o BCE adotará novas medidas de estímulos para impulsionar a economia e inflação da zona do euro.

Por volta das 9h05 (de Brasília), o cobre para três meses negociado na London Metal Exchange (LME) caía 0,2%, a US$ 4.914,00 por tonelada.

Na Comex, a divisão de metais da bolsa mercantil de Nova York (Nymex), o cobre para maio tinha baixa marginal de 0,02%, a US$ 2,2320 por libra-peso, às 9h23 (de Brasília). Com informações da Dow Jones Newswires.